Governador da Bahia, Rui Costa, e mais 10 governadores reunidos em Brasília nesta segunda
Secom , Brasília |
28/12/2015 às 17:37
Governadores querem alternativas de financiamentos
Foto: DIV
O governador da Bahia, Rui Costa, esteve entre os 11 chefes do Executivo Estadual, que participaram de reunião, nesta segunda-feira (28), em Brasília (DF), onde traçaram pontos comuns com o governo federal para que 2016 seja um ano de superação, frente à crise econômica de 2015. O primeiro encontro aconteceu na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, articulador da agenda. Na sequência, o grupo se dirigiu ao ministério da Fazenda, onde apresentou a pauta ao ministro Nelson Barbosa.
“Viemos buscar alternativas de financiamento para áreas como saúde e educação, buscar recursos que viabilizem a retomada do investimento de infraestrutura, através de PPP [Parceria Público-Privada], [... e] recursos para fundos garantidores”, afirmou Rui.
Ele disse ainda que o diálogo entre os governadores deve continuar e que considera importante manter essa soma de esforços em prol da recuperação da capacidade de o País e os estados voltarem a crescer.
Segundo Rui Costa, o ministro Barbosa indicou que pretende contar com o apoio do grupo para a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Congresso Nacional, logo no início de 2016, e uma nova reunião no Ministério da Fazenda será agendada para o começo de fevereiro. “Também conversamos sobre o comprometimento dos governadores em apoiar projetos que façam reforma da legislação, buscando viabilizar recursos para a saúde [e] para a educação”.
Além de Rui e do governador do DF, participaram das agendas, em Brasília, os governadores Geraldo Alckmin (SP), Luiz Fernando Pezão (RJ), Fernando Pimentel (MG), Marconi Perillo (GO), Wellington Dias (PI), Marcelo Miranda (TO), José Ivo Sartori (RS) e Paulo
Câmara (PE), e o vice-governador Carlos Brandão (MA).