Veja justificativa do presidente da OAB por não ter ido ao último debate
Maria Del Carmen Gonzáles , Salvador |
21/11/2015 às 11:44
Carlos Rátis lamenta ausência de Viana em debate
Foto: DIV
No último debate antes das eleições da OAB-BA, realizado na noite de sexta-feira (20.11), na Faculdade de Direito da UFBA, o Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia e candidato à Presidência da
OAB-BA, Carlos Rátis, mostrou mais uma vez seu preparo para ser o próximo presidente da Seccional baiana. E, logo no início do debate, criticou a ausência de Luiz Viana no evento.
“Repudiamos a falta de consideração e respeito do atual gestor da OAB-BA. Quem vai buscar a
reeleição tem que se apresentar e mostrar as suas propostas. Faltou respeito com essa casa e com os alunos que organizaram esse debate”, afirmou. Os demais candidatos à presidência da Ordem também criticaram a ausência de Viana.
Carlos Rátis aproveitou as perguntas dos adversários, estudantes e entidades da UFBA para apresentar suas propostas. Destacou pontos como a necessidade da renovação, porém com advogados experientes na chapa, a exemplo de David Bellas, que deixou a CAAB com quatro milhões de reais em caixa e
agora foi convocado para recuperá-la e retomar projetos, já que a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia se encontra em situação financeira caótica. Destacou também que, quando eleito, implementará o novo Código de Ética, especialmente no que diz respeito diuturno aos direitos fundamentais dos estagiários. “A OAB deve promover processos disciplinares quando os direitos dos estagiários forem violados”, assegurou.
REAÇÃO DE LUIZ VIANA
“O bom combate se faz olho no olho. Considero covarde quem me ataca, durante debate que não participei. Por que não me enfrentaram no mesmo dia pela manhã, quando nos encontramos no debate da Abaje?”, diz o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, candidato à reeleição pela Chapa Mais OAB 86 sobre as acusações feitas a ele em evento na Ufba, na noite da última sexta-feira (20).
“É bom que fique claro que nunca me neguei à discussão de propostas e ideias em prol da advocacia baiana. Estive presente nos debates da Abat e Abaje, que foram marcados com antecedência e programados previamente na minha agenda, que não é só de candidato. Continuo presidindo a Ordem, trabalhando em meu escritório e cuidando da família”, esclarece Viana, que colocou-se à
disposição em outra data para participar do debate da Ufba, organizado não pela Faculdade de Direito ou pelo Centro Acadêmico Rui Barbosa, mas por um grupo denominado Movimento dos Estudantes Não Alinhados.
“Quem me conhece sabe que gosto do debate, pois é sempre uma boa oportunidade de mostrar nossas realizações nesses quase três anos à frente da OAB-BA, e apresentar nossas propostas para fazer ainda mais pelos advogado baianos”, assinala o candidato da Chapa Mais OAB 86. Viana destaca que a
mesma disposição parece não haver nos adversários. “O que foi mesmo discutido e apresentado pelos meus oponentes para melhorar a advocacia e aprimorar a Ordem, durante o debate da Ufba? Preferiram perder tempo com ataques gratuitos e acusações infundadas a mim?”.