Solenidade será em Brasília nesta segunda-feira, 9
Pacheco Maia , Salvador |
09/11/2015 às 10:10
Presidente da OAB/BA, Luiz Viana
Foto: DIV
O presidente da OAB Bahia, Luiz Viana, será um dos homenageados com o Troféu Mérito da Advocacia
Raymundo Faoro em evento comemorativo aos 85 anos da Ordem, no final da tarde desta segunda-feira (09), em Brasília. “Eu compartilho essa honraria com todos os colegas baianos. Raymundo Faoro é uma inspiração para todos nós mantermos a OAB como a entidade de maior credibilidade do Brasil”.
Luiz Viana lembra que, como presidente da OAB no período de 1977/1979, Raymundo Faoro foi um defensor intransigente das liberdades violadas ou ameaçadas e porta-voz dos que estavam amordaçados pela censura. “Faoro foi um guardião dos direitos humanos nos anos sombrios da ditadura militar”, afirma.
Na opinião de Luiz Viana, Raymundo Faoro é um símbolo de presidente da OAB firme, obstinado e capaz de promover o diálogo institucional. “Ele foi um dos responsáveis pela transição democrática”. Pois é mirando-se em Faoro que o candidato à reeleição à presidência da OAB-BA propõe o diálogo entre o Tribunal de Justiça da Bahia, Governo Estadual e Assembleia Legislativa em prol de uma solução para a crise do Judiciário.
“A crise da Justiça é uma questão de estado, que não pode prescindir da união dos Poderes Públicos e da sociedade civil para resolvê-la”, observa Luiz Viana, que, depois de traçar um diagnóstico do problema em conjunto com juízes,
promotores, defensores, serventuários e advogados, propõe um Plano de Reestruturação Sustentável do Judiciário da Bahia.