A chapa “Nova OAB 25”, que disputará as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia para o pleito 2016/2018, conta com grande participação feminina em sua formação. Setores importantes e estratégicos da Ordem como a Secretaria Geral do Conselho Seccional, Conselho Federal titular e suplente e Caixa de Assistência do Advogado (CAAB) serão ocupados por mulheres. De acordo com Fabiano Mota, candidato à presidência do órgão pela chapa "Nova OAB 25", a formação da candidatura levou em consideração a participação efetiva de mulheres.
“No momento da formação da chapa, selecionamos advogadas militantes que pudessem contribuir para a construção de uma Nova OAB. No nosso grupo, a participação feminina não é superficial, selecionamos mulheres para ocupar cargos importantes para o andamento da Ordem”, argumentou Mota.
Pela primeira vez na história da OAB-BA, a presidência da CAAB será conduzida por mulheres. A intenção da chapa ao nomear advogadas para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretária Geral da Caixa é conferir mais sensibilidade e competência à Ordem. “As mulheres são mais atentas e mais sensíveis às necessidades dos advogados. Dessa forma, achamos que um setor tão importante para a OAB deveria ser conduzido por pessoas do sexo feminino, visto que as principais reivindicações da classe são melhores condições de trabalho e maior assistência ao advogado”, explica o candidato.
Para Thiciane Costa, postulante ao cargo de presidente da CAAB, as mulheres têm muito a contribuir para o andamento da justiça e desenvolvimento da advocacia baiana. “Cada dia mais cresce o número de advogadas na Bahia e não é possível falar em democratização da OAB sem incluir a participação das mulheres nesse processo. Queremos, de fato, uma Ordem mais democrática e participativa”, afirma.
Além da participação feminina, a chapa “Nova OAB 25” priorizou, ainda, a entrada de jovens advogados e representantes do interior. “Um das bandeiras que defenderei na minha administração é a integração da Ordem com as subseções. Para que essa integração ocorra de forma efetiva, é necessário que advogados do interior também participem do processo de tomada de decisões. Da mesma forma, para que possamos ajudar o jovem advogado a se desenvolver, ele também precisa participar do processo”, explica Mota.
Integram também a Chapa “Nova OAB 25” Alexandra Gomes, Secretária Geral do Conselho Seccional, Marisa Ribeiro Leite, Vice-Presidente da CAAB, Galtiere Cerqueira, Secretária Geral da CAAB, Luciana Santos Silva, Conselheira Federal Titular e Adriana Maria Baldoino, Conselheira Federal Suplente.