Mais de uma centena de advogados criminalistas e jovens advogados manifestaram apoio a Carlos Rátis, presidente do Instituto dos Advogados da Bahia e candidato à Presidência da OAB-BA, durante evento realizado na noite da última sexta-feira (23.10), na Villa’s Churrascaria. A iniciativa, que lotou o local, foi mais uma homenagem a Rátis por sua reputação e atuação na advocacia baiana.
Durante o jantar, o ex-interventor da Bahia destacou que é importante deixar um legado de trabalho e, a cada seis meses, observar se as metas foram realizadas. “Queremos trabalhar, queremos renovar. Assumimos compromissos e queremos ser cobrados”. Ele disse ainda que todas as propostas da chapa “Coragem para Renovar 77” foram elaboradas com base nas proposições encaminhadas por diversos segmentos. “O que fizemos foi aglutinar ideias que são factíveis”, completou.
O professor Nestor Távora, autor renomado de obras jurídicas, declarou total apoio a Rátis, lembrando que ele marcou a história do Esporte Clube Bahia. “Ele é um grande líder, um homem de bem”.
Já o candidato ao Conselho Federal, Gamil Föppel, afirmou que é preciso que a defesa das prerrogativas seja bandeira real e concreta. “Nós, penalistas, ficamos à míngua da defesa dos nossos direitos. Advogado, para ter acesso a inquérito policial, precisa peticionar, marcar com antecedência. Vamos ter uma Ordem para os advogados militantes e que vivem a Advocacia”, ressaltou.
Foram inúmeros os criminalistas e professores que manifestaram apoio a Rátis. Entre eles Sebastian Borges. “Temos muitas necessidades e não somos atendidos. Rátis é alguém que me representa”, afirmou.
Jovens advogados também manifestaram o apoio à chapa “Coragem para Renovar”, como Washington Pimentel. Ele falou sobre a Construção da Carta 33, documento que reúne 33 propostas dos jovens advogados, e destacou o perfil do líder da chapa. “Rátis foi o primeiro professor jovem da UFBA. Com ele teremos a abertura da OAB-BA”, concluiu.
Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal, Carlos Rátis é professor de Direito Constitucional da UFBA, da UEFS e da Faculdade Baiana de Direito. Possui inúmeros artigos científicos e 4 livros publicados. Foi diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Bahia e Conselheiro Titular da OAB/BA (2007 a 2012). Além do IAB, é presidente do IDCB - Instituto de Direito Constitucional da Bahia. Foi interventor do Esporte Clube Bahia em 2013. Agora preside a chapa “Coragem para Renovar 77” rumo à presidência da OAB-BA.