Direito

Servidores do MP tomam curso de capacitação na área de saúde

Organizado pelo Cesau com apoio do CEAF
Ascom MP , Salvador | 19/10/2015 às 17:16
Servidores de diversas comarcas do estado são treinados
Foto: MP
Com o objetivo de qualificar a atuação do Ministério Público estadual na área de Saúde, desde o trabalho do servidor até o desdobramento para o papel dos membros, está sendo realizado hoje, dia 19, na sede do MP no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o curso 'Capacitação de Servidor na área de Saúde Pública'. 

Organizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o evento contou com a presença de servidores do MP de diversas comarcas do estado que trabalham com questões relacionadas à área de saúde. Para o coordenador do Cesau, promotor de Justiça Rogério Queiroz, o encontro é uma oportunidade de tirar dúvidas sobre questões práticas que impactam diretamente no atendimento à população. “O principal resultado desse tipo de capacitação é uma maior celeridade. Um servidor capacitado evita que procedimentos sejam retardados”, destacou o promotor.

Na abertura do encontro, o coordenador do Cesau destacou ainda a importância da atuação do servidor no que toca à sua relação com o centro de apoio. “A partir do momento que o servidor atua de forma mais completa, utilizando todas as ferramentas que estão à disposição dele, as demandas ao Cesau passam a ser reguladas de forma mais racional. Facilitando esse fluxo de informação, o maior beneficiado é o cidadão”, pontuou Rogério Queiroz, que salientou ainda que este é o segundo ano de realização da capacitação, que deverá ser promovida todos os anos pelo MP. “Nossa meta é desenvolvermos pelo menos dois cursos como este por ano, além de capacitações específicas voltadas para os membros com atuação na área de saúde”, frisou. 

Durante a manhã, o encontro teve como palestrantes a médica Ana Paula Rodriques de Mattos e a farmacêutica Dayane Lucy de Jesus Guimarães, ambas lotadas no Cesau, que falaram sobre assistência farmacêutica, oferecendo orientações para facilitar o trabalho do servidor nas consultas dos medicamentos e procedimentos ofertados pelo SUS. Pela tarde, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde explicou detalhes do funcionamento da Programação Pactuada Integrada de Assistência à Saúde (PPI), um dos principais instrumentos de planejamento com vistas à programação da atenção e alocação de recursos de assistência à saúde.