Lazer preferido dos baianos, a praia foi o local encontrado pela equipe do Ponto de Cidadania, projeto vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), para promover a integração e proporcionar novas experiências a usuários de álcool, crack e outras drogas que são atendidos pelo projeto. Pessoas que ocupam o território da localidade do Pela Porco, no Bairro das Sete Portas, escolheram um passeio à praia de Jaguaribe para passar uma manhã diferente.
A ação foi realizada em parceria com o Consultório na Rua de Brotas e contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Os encontros são capazes de modificar a vida das pessoas. A ideia é tirar as pessoas dos espaços em que já têm determinados hábitos e modelos de encontro”, explicou o médico especialista em Família e Comunidade, Fernando Vieira.
Além do banho de mar, o grupo participou do popular baba nas areias da praia, além de realizar caminhada e corrida. “Estou gostando muito, há muito tempo não venho na praia”, revelou Elton Muniz,40.
De acordo com o redutor de danos e enfermeiro do Ponto de Cidadania, Dilmar Marinho, a decisão de levar pessoas que fazem uso problemático de drogas para a praia foi do próprio grupo. O técnico ainda acrescentou que outras atividades recreativas em grupo estão programadas.