Direito

TJ Virtual: núcleo Fórum Imbuí chega a 7,5 mil processos digitalizados

vide
TJ , Salvador | 23/07/2015 às 11:29
O grupo de trabalho já digitalizou 7.510 processos dos juizados
Foto: Nei Pinto
O Núcleo Regional de Digitalização (Nuredi) do Fórum Regional do Imbuí está na reta final das digitalizações de processos dos juizados especiais para atender a meta do Projeto TJBA Virtual, criado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para migrar todo o acervo de papel para o meio virtual.

Liderado pelos servidores Victor Augusto e Jonathas Carvalho, o grupo de trabalho já digitalizou 7.510 processos dos juizados, com a ajuda de 15 prestadores de serviço e seis estagiários. “Criamos metas a fim de cumprir o decreto do presidente e vamos finalizar o mais rápido possível”, disse Victor, lembrando que foram utilizados dez escâneres.

Processos dos juizados de Causas Comuns e de Consumidor da capital foram digitalizados. Após o final dos trabalhos com os juizados, o Nuredi do Imbuí irá atender as varas da Violência Doméstica e Familiar, de Auditoria Militar e da Infância e Juventude. “Todos estão sendo beneficiados com esse trabalho”, diz Victor.

O Projeto TJBA Virtual foi criado com a publicação do Decreto Judiciário número 216 na edição do dia 2 de março do Diário de Justiça Eletrônico, que instituiu os núcleos regionais de digitalização, coordenados por um magistrado a ser indicado pela Presidência do Tribunal de Justiça. Os núcleos têm por função acompanhar, supervisionar e orientar a digitalização do acervo.

Com a iniciativa, é eliminado o fluxo de processos em forma de papel. As vantagens são a agilidade do trâmite processual, facilitação do acesso aos autos judiciais, redução de atendimento em balcões e, como consequência, aumento da produtividade de magistrados e servidores.

Além dos cidadãos, os advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público não mais terão a necessidade de deslocamento aos fóruns.

Recentemente, o presidente do tribunal, desembargador Eserval Rocha, concedeu uma premiação, o selo Unidade Virtual, para as oito primeiras unidades judiciais a digitalizar totalmente o acervo, conforme estabelecido como objetivo para o TJBA Virtual.