A relação entre Políticas Urbanas e Racismo em Salvador será o tema central da nova edição do projeto “A Cidade Que Queremos!”, que acontecerá no dia 27 de abril, das 18h às 21h30, no Centro de Estudos Afro-Orientais, no bairro 2 de Julho.
Os debates, que serão mediados pela urbanista Glória Cecilia, pesquisadora do Grupo Lugar Comum da Ufba, focarão nas questões do racismo, do preconceito e da discriminação que ocorrem em Salvador e que atingem, sobretudo, os jovens negros, mulheres, transgêneros, além de outros grupos não hegemônicos.
De acordo com uma nota divulgada pelos movimentos Desocupa e Nosso Bairro é 2 de Julho, organizadores do evento, “o ponto de partida dos debates será o reconhecimento da persistência e atualização de um histórico de urbanização marcado por uma vasta produção de acirradas desigualdades socioespaciais, no qual o racismo joga peso decisivo, enquanto aspecto constituinte da produção em massa da pobreza urbana”. Eles citam como exemplo desta situação perversa a recente chacina pela Polícia Militar de 12 jovens negros no bairro do Cabula, fato que articula desigualdades urbanas e racismo na capital baiana.
Já estão confirmadas as participações de Luiz Antônio de Souza, professor do curso de Urbanismo da Uneb; da socióloga Vilma Reis, do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra, e Aline Santos e Hamilton Borges, integrantes do movimento Reaja ou será morto, Reaja ou será morta.
Também estão previstas intervenções artísticas, com o Sarau da Onça e Resistência Poética.
SERVIÇO.
O QUE: A Cidade Que Queremos! Racismo na Cidade Segregada: Salvador em Debate.
QUANDO: 27 de abril
HORÁRIO: Das 18h às 21h30
ONDE: Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho
Fontes para contato:
Marta Argolo (Movimento Desocupa)
(71) 96828622
Viviane Hermida (Movimento Nosso Bairro é 2 de Julho)
(71) 8894-5277 / (71) 92054019
Email: eventoacidadequequeremos@gmail.com