vide
Janara Rodrigues , Santo Amato |
09/03/2015 às 09:21
Boa participação de crianças no evento
Foto: JR
Com o objetivo de fortalecer a cidadania infantojuvenil e mobilizar crianças e adolescente acerca de seus direitos, foi realizado no Núcleo de Incentivo à Cultura de Santo Amaro (NICSA), das 8h às 16h, a Primeira Conferência Livre dos Direitos da Criança e Adolescentes de Santo Amaro. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Promoção da Igualdade Racial e Gênero, através do Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA)
Cem adolescentes e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tiveram a oportunidade de se expressarem, mostrando o que desejam de melhor para suas vidas e para sua cidade. Através de atividades dinâmicas, interativas, palestras sobre direitos e deveres e a participação destes jovens nos espaços públicos, a conferência foi o momento para dar voz aos estudantes.
Para a adolescente, Regiane Nascimento, 15 anos, o encontro favoreceu a troca de experiências.
“Achamos que só nós temos problemas, quando ouvimos outros colegas da mesma idade passando pela mesma situação ou até pior, vimos que podemos mais, que somos capazes”. A jovem falou ainda que as palestras foram extremamente relevantes. “ouvimos aqui, o que precisávamos e o que queremos pra nossas vidas”, destacou.
Saúde, Educação, Cultura, entretenimento, direitos respeitados foram pautas também debatidas.
Para a presidente do CMDCA, Gildete Santos, a Primeira Conferência possibilitou perceber como é necessário e importante inserir os jovens em todos os espaços que possibilitem diálogos. “Eles se mostraram ansiosos, vimos que a responsabilidade precoce impede que várias crianças vivam a infância, pois desde cedo precisam amadurecer e atropelam etapas relevantes que contribuíram
para uma vida adulta mais saudável”.