Direito

AMAB completa 50 anos e tem solenidade com o presidente do STF

vide
Amab ,  Salvador | 09/03/2015 às 22:17
Governador Rui Costa e presidente do STF presentes na ACB
Foto: Amab
A Associação dos Magistrados dos Bahia (AMAB) comemorou nesta segunda-feira (09), na Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, seus 50 anos de fundação. A cerimônia contou com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Em um salão lotado, também participaram do evento o governador Rui Costa; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha; o Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; o Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Márcio Cordeiro Fahel; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz João Ricardo
Costa, entre outras autoridades.

Antes de apresentar um histórico da instituição, a presidente da AMAB, juíza Marielza Brandão Franco, destacou, em sua fala, a importância e o atual momento vivido pela entidade, que representa os juízes e desembargadores baianos. “Em meio século de atuação, a AMAB conquistou o reconhecimento de todos e se tornou relevante, contribuindo não apenas para a valorização do magistrado, mas para o fortalecimento do Estado democrático de direito. Para ela, os magistrados são conhecedores da realidade do Judiciário e têm condições de colaborar de forma real para o aprimoramento das instituições, aumentando o grau de representatividade na política institucional, principalmente nos tempos atuais, em que, cada vez mais, se procura os serviços judiciais.

O ministro Ricardo Lewandowski falou, durante a cerimônia, sobre suas experiências pessoais, citando, inclusive, o encontro que teve com o Papa Francisco, no Vaticano. “Durante 20 minutos com Sua Santidade, aprendi e cresci como ser humano. Ele revelou não apenas uma sensibilidade extraordinária, mas um conhecimento de tudo que se passa no mundo, inclusive no Brasil”, afirmou. O presidente do Supremo destacou que, da experiência,
tirou uma lição: “é importante que, alguém que ocupe um cargo, por mais elevado que ele seja, demonstre, antes de tudo, humildade”. Lewandowski ainda destacou em seu discurso a importância da AMAB. “Aprendi o quanto é importante a vida associativa, pois representa a solidariedade, a amizade e a fraternidade”, disse.


O governador Rui Costa enfatizou que a AMAB luta pela consolidação do Estado democrático de direito e citou que, numa democracia, um dos pilares fundamentais é o Judiciário e que o seu bom funcionamento garante que todos se vejam ali representados. Já o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto afirmou que a entidade é importante para toda a sociedade e que, ao participar da cerimômia, levou uma palavra de parceria permanente com a Associação, em diversas ações, inclusive de afirmação de políticas públicas importantes para a cidade de Salvador e para o estado.


Medalha
Ao final do evento, Ricardo Lewandowski foi homenageado com a medalha   do Mérito Wilton de Oliveira e Souza (Primeiro presidente da AMAB), concedida a pessoas que, através de seu trabalho, deram contribuição expressiva para o Judiciário. Também houve, durante o evento, o lançamento de um selo personalizado, pelos Correios, que marca os 50 anos da entidade.