VIDE
Maisa Carvalho , da redação em Salvador |
07/03/2015 às 17:13
A secretária Olivia Santana (de blusa rosa) comandou a oficina
Foto: DIV
A comunidade do Alto do Peru em Salvador foi a primeira a ser contemplada com uma oficina de conscientização sobre o enfretamento à violência de gênero, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA). O evento aconteceu hoje (07) pela manhã, na sede da Associação Oriental de Karatê, parceira do projeto, e contou com uma participação expressiva das mulheres do bairro.
Dentre as autoridades presentes, estiveram: Olívia Santana, Secretária da SPM-BA, Lindolfo Barbosa, Mestre e líder comunitário, Marcelo Gavião, Coordenador de Intermediação para o Trabalho e Seguro Desemprego (SUDET/SETRE), Eulália Azevedo e Arielma Galvão, Coordenadora Executiva de Ações Temáticas e a Assessora Técnica, respectivamente, ambas da SPM-BA.
Um bate-papo com as mulheres presentes foi realizado pela Secretária Olívia Santana, que interagiu e conversou com o público sobre as formas de violência contra a mulher e destacou a importância das Políticas Públicas para o enfrentamento deste tipo de violência. Outro tema também apresentado pela gestora foi a busca da mulher por autonomia.
Já o Coordenador da SUDET/SETRE, Marcelo Gavião, lembrou, durante sua fala, sobre a existência de serviços específicos para a mulher, realizados no SINEBAHIA, todas as sextas-feiras. O atendimento separa cerca de 30 senhas prioritárias para mulheres, mães (que tenham filhos até 05 anos de idade), como uma forma de aumentar o encaminhamento das mulheres baianas ao mercado de trabalho.
Para encerrar as atividades no bairro, foi realizado um debate com o tema “Autonomia da mulher: (Re) Construindo conceitos”.
A Oficina
A oficina de conscientização tem como objetivo estimular o debate sobre a autonomia da mulher, o seu empoderamento econômico e social, além do combate e da prevenção contra violência doméstica.
Para isto, palestras, debates e encontros para orientações serão algumas das ações executadas durante as edições do projeto. Também serão oferecidos serviços de órgãos parceiros, para auxiliarem as mulheres participantes a darem os próximos passos.
No dia 13 de março, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) disponibilizará alguns serviços, através do SINE Móvel, como: emissão de carteiras de trabalho, intermediação de vagas de emprego e orientações do Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (PATRA), dentre outros.
As próximas edições do projeto serão realizadas nas seguintes localidades: Península de Itapagipe e Cajazeiras.