Direito

Dom Antônio Neto acolhido como novo bispo auxiliar de Olinda e Recife

vide
G1 , Recife | 23/02/2015 às 12:20
Dom Antonio Neto era padre na diocese de Jequié
Foto: Rep TV Globo
   Aconteceu no último domingo (22) a acolhida do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto, 50 anos. da Diocese de Jequié. A apresentação do religioso aos fiéis aconteceu na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, área central da capital.

   "É com imensa alegria e confiando no amor vencedor de Deus, revelado em seu filho Jesus Cristo, que aceitei o convite do Santo Padre, o Papa Francisco, quando me escolheu e me enviou para ser bispo auxiliar nesta tão importante arquidiocese pernambucana. Confesso que fiquei impactado diante da estatística de mais de 4 milhões de pessoas, nesta circunscrição eclesiástica. Humanamente, parece ser um desafio assustador, porém, confiando no Deus que chama e confere a graça, é preciso, como os discípulos, obedecer ao Mestre e fazer ao largo, avançando para águas mais profundas", disse dom Antônio.
  
 A cerimônia da acolhida foi celebrada pelo arcebispo, dom Fernando Saburido. Seminaristas, sacerdotes, religiosos e autoridades civis também participaram da celebração, bem como familiares e fiéis da diocese de Jequié (BA), da qual dom Antônio fazia parte. O bispo de Jequié, dom José Ruy Gonçalves Lopes, também compareceu, bem como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

  Dom Antônio falou sobre suas metas para o trabalho em Pernambuco. "Durante alguns dias de descanso pós-sagração, dediquei-me a estudar o plano de pastoral da arquidiocese. Fiquei encantado com as metas de evangelização desta igreja, sendo o último a chegar, peço a Deus sabedoria e prudência, como também humildade, para escutar mais e aprender muito com os empenhados nesse contexto eclesial", comentou.

   A nomeação de dom Antônio Tourinho Neto foi confirmada pelo Papa Francisco no dia 12 de novembro, em publicação no L'Osservatore Romano. A arquidiocese de Olinda e Recife é formada por 19 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Compõem a região eclesiástica 116 paróquias e uma população de fiéis estimada em 4 milhões de habitantes.

   Formado em nível técnico em ciências contábeis, em 1982, o religioso ingressou no Seminário Central da Bahia, onde cursou bacharelado em filosofia. Os estudos teológicos foram concluídos no Instituto de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Dom antônio foi ordenado padre em janeiro de 1990.