Aconteceu no TJ
Ascom TJ , Salvador |
03/12/2014 às 10:21
Veja relação dos juizes premiados
Foto: TJ
Os 14 juízes de comarcas baianas que se destacaram durante a Semana Nacional do Júri, entre 17 e 21 de março deste ano, receberam hoje (2) pela manhã o Selo Bronze, oferecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cerimônia no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador.
O premio foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, juntamente com a juíza Jacqueline de Andrade Campos, gestora estadual das Metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), responsável pela realização dos julgamentos em todo o País.
O CNJ premiou 241 unidades judiciárias responsáveis por 2.442 julgamentos de competência do júri, durante a Semana Nacional. A Bahia ficou em sétimo lugar, na colocação nacional, com o julgamento de 828 feitos, sendo que, atualmente, já se encontram julgados mais de 1 mil processos.
Bastante satisfeita com os resultados obtidos, a magistrada disse que o Tribunal de Justiça da Bahia já está se preparando para a semana de julgamento do próximo ano, de 13 a 17 de abril de 2015, “quando pretendemos superar as metas propostas ou, se possível, zerar os processos”.
Na avaliação da juíza Jacqueline de Andrade Campos, a realização dos julgamentos “representou um trabalho, uma luta para a redução da violência em nosso estado, em nosso País, e contou com esforço de juízes e servidores, apoiados por defensores, promotores e advogados, todos comprometidos com as metas da Enasp”.
“Destaco também o importante apoio do nosso presidente, desembargador Eserval Rocha, do corregedor Geral de Justiça, desembargador Olegário Monção Caldas, da corregedora das Comarcas do Interior, desembargador Vilma Costa Veiga, e dos juízes auxiliares das corregedorias e da Presidência, que tanto fizeram para a divulgação e acompanhamento dos trabalhos”, completou.
A Semana Nacional do Júri, na avaliação do juiz Roberto Paulo Prohmann Wolff, da Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude de Guanambi, um dos premiados, foi de grande relevância para a comarca, que tem mais de 120 mil habitantes.
“É trabalho de grande relevância, tanto para as famílias das vítimas, que constatam o cumprimento da lei, quanto para a sociedade como um todo, que espera do Judiciário uma resposta rápida e efetiva para a pacificação social”, disse o magistrado, logo após receber o Selo Bronze.
Já a juíza Andréa Teixeira Sarmento, do 2º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, explicou que promove júris em meses alternados, com um média de cinco a cada 30 dias. Com a iniciativa da Enasp, marcou todos os previstos para abril. “Conseguimos trabalhar com tranquilidade e eficiência”, diz ela, citando os servidores Gildo Ribeiro, Patrícia Oliveira e Vânia Cunha, também responsáveis pelo prêmio.
Magistrados premiados:
André Marcelo Strogenski
1ª Vara Crime, Júri, Execuções Penais de Porto Seguro
Andréa Teixeira Lima Sarmento Netto
2º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Salvador
Cícero Dantas Bisneto
Vara Crime, Júri, Execuções Penais de Nova Soure
Deborah Cabral Melo de Almeida
Vara Crime, Júri, Execuções Penais de Paripiranga
Elke Figueiredo Schuster Gordilho
1ª Vara Crime, Júri e Execuções Penais de Santo Amaro
Leandra Leal Lopes
Vara do Júri e Execuções Penais de Itabuna, à época
Leonardo Bruno Rodrigues do Carmo
Vara Crime, Júri, Execuções Penais de Saúde
Leticia Fernandes Silva Freitas
Vara do Júri e Execuções Penais de Jequié, à época
Nunisvaldo dos Santos
Vara Crime, Júri, Execuções Penais e Infância e Juventude de Seabra
Oclei Alves da Silva
Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude de Santa Maria da Vitória
Otaviano Andrade de Souza Sobrinho
1ª Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude de Eunápolis
Reno Viana Soares
Vara do Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista
Roberto Paranhos Nascimento
Vara do Júri e Execuções Penais de Juazeiro
Roberto Paulo Prohmann Wolff
Vara Crime, Júri, Execuções Penais, Infância e Juventude de Guanambi