vide
TJ , Salvador |
12/10/2014 às 09:39
Sede do TJ rosa
Foto: Nei Pinto
O Tribunal de Justiça da Bahia também aderiu ao Outubro Rosa, campanha mundial que luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A fachada do prédio sede do Tribunal, no Centro Administrativo da Bahia, ganhou uma iluminação especial, com tons de rosa, a cor do laço que simboliza toda a iniciativa.
O movimento, de acordo com o site outubrorosa.org.br, começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia em outubro. Posteriormente, com a aprovação no Congresso Americano, resolveu-se dedicar o mês à prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Também de acordo com o outubrorosa.org.br, a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.
A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em outubro de 2002.