Direito

ELEIÇÕES 2014: Zerésima do sistema de totalização votos será emitida

Zerésima do sistema de gerenciamento da totalização de votos do TRE-BA será emitida neste sábado (4/10)
TRE , Salvador | 03/10/2014 às 20:42
Vai ser no sábado, 4
Foto: DIV
Procedimento obrigatório em todas as eleições, a emissão da “zerésima” do sistema de gerenciamento da totalização dos votos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no primeiro turno das Eleições 2014 ocorrerá neste sábado (4/10) à tarde. A impressão será realizada logo após a oficialização do sistema, às 13h, a partir de terminal instalado na sala de monitoramento da totalização de votos, montada em área do estacionamento interno do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Às vésperas da eleição, a zerésima é o relatório que comprova o registro de todos os candidatos que aparecerão na urna e também que nenhum voto foi computado para eles. No mesmo ato, será feita também a emissão do relatório espelho da oficialização, que refletirá a situação dos candidatos na urna.

No TRE-BA, o procedimento será conduzido pela Comissão Apuradora das eleições deste ano, formada pelos Juízes Membros do Tribunal Cláudio Césare Braga Pereira, também Ouvidor da Corte, Fábio Alexsandro Costa Bastos, Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, e Carlos d’Ávila Teixeira, que está presidindo a comissão. 

Zerésima também nas Zonas

No mesmo sábado, a oficialização do sistema e a emissão da zerésima será feita também em cada umas das 205 Zonas Eleitorais de toda a Bahia. O ato, conduzido, neste caso, por cada um dos Juízes Titulares das Zonas, deverá ser realizado entre as 14h e 16h.

O procedimento, tanto no TRE quanto nas Zonas Eleitorais, estará aberto para o acompanhamento dos fiscais e delegados de partidos políticos e coligações, assim como dos representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados Brasil, da imprensa e da sociedade civil.

Procedimento se repete no domingo

Para garantir que os dados verificados no sistema de totalização de votos no dia anterior não sofreram alterações, a Comissão Apuradora e todas as Zonas Eleitorais do estado voltarão a emitir o relatório zerésima no domingo de eleição, às 16h. O objetivo é garantir que, pouco antes do início da contabilização dos votos, nenhum resultado de votação foi transmitido remotamente para totalização no Tribunal. “A gente emite essa zerésima novamente só por uma questão de cautela, é uma segurança adicional de que ainda nenhum voto foi recepcionado”, explica o Coordenador de Eleições do TRE-BA, Maurício Amaral.


Urnas eletrônicas

Além de tais procedimentos serem realizados no sistema de gerenciamento, a impressão da zerésima é feita também no domingo de eleição, pouco antes de iniciar-se a votação, em cada uma das urnas eletrônicas instaladas nas seções eleitorais. O presidente da mesa receptora deverá ligar a máquina antes do início da votação, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, e, ao apertar o botão "confirma" do terminal do eleitor, a urna emitirá o relatório.

 

Veja cronograma das eleições a partir deste sábado (4/10):

4/10 (sábado)

- A partir de 5h: início dos trabalhos de distribuição das urnas eletrônicas aos locais de votação em Salvador e nas ilhas (embarque na Bahia Marina);

- A partir das 8h: sorteio das urnas para a votação paralela, na Sala de Sessões do TRE-BA

- Às 13h: emissão da zerésima (oficialização) do sistema de gerenciamento da totalização dos votos das Eleições 2014, na sala de monitoramento da totalização de votos (estacionamento interno do TRE-BA);

 

5/10 (domingo)

- Das 8h às 17h: período de votação  

- Das 8h às 17h (todo o dia de eleição): votação paralela no Auditório do TRE-BA

- A partir das 17h: transmissão remota