Com informações do MP
MP , São Félix |
30/09/2014 às 18:27
Campanha do MP em São Félix Bahia
Foto: Ascom MP
Um passo importante foi dado hoje, dia 29, no município de São Félix, situado a 110 km de Salvador, em direção ao fortalecimento do Conselho Municipal de Defesa das Mulheres de São Félix (CMDMSF), com o lançamento da campanha "A paz do mundo começa em casa", que integra o programa de gestão estratégica do Ministério Público estadual por meio do Grupo de Atuação em Defesa da Mulher (Gedem). A solenidade aconteceu no salão do júri do fórum de São Félix, e foi presidida promotora de Justiça da comarca, Anna Karina Senna, com participação de representantes da comunidade e de autoridades locais.
No mesmo evento foi realizada a primeira capacitação do conselho, com a participação da presidente da entidade de Cruz das Almas, Carmem Oliveira, que contou sua experiência na defesa dos direitos das mulheres e falou sobre as dificuldades de implantação de políticas públicas em defesa das mulheres. A próxima ação do CMDMSF será a realização da uma reunião, desta vez na zona rural, no povoado de Santo Antônio, onde 20 mulheres e secretários municipais de Ação Social, Luís Antônio Gonçalves e de Administração, Aldo Fróes, que estiveram no evento de hoje, irão divulgar o conselho junto àquela comunidade, debatendo sobre seus direitos.
A promotora de Justiça explica que já foi renovado o convênio firmado entre o município de São Félix e o Centro de Atendimento à Mulher de Cruz das Almas bem como será disponibilizada uma sala para o conselho na sede da secretaria estando prevista a ida do prefeito de São Félix à Salvador com o objetivo de firmar o pacto estadual de proteção aos direitos das mulheres.
O Gedem atua de forma a aperfeiçoar a atuação do MP no enfrentamento à violência de gênero praticada contra as mulheres e a população LGBT, inclusive a violência doméstica e familiar, e fomentar a fiscalização e implementação de políticas públicas e institucionais de atenção, prevenção e repressão aos crimes praticados contra as mulheres.