Com informações do TRE
Ascom TRE , Salvador |
29/09/2014 às 16:52
Simulado está sendo testado hoje
Foto: Ascom TRE
Nesta segunda-feita (29), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) fará simulação da transmissão remota de resultados de votação eletrônica para teste de linhas telefônicas, equipamentos, sistemas e treinamento de pessoal. Na capital, participarão do procedimento hoje 87 postos de transmissão remota (TR), e, no interior, 22, instalados em locais de votação situados estrategicamente. Para as eleições de outubro, o interior do Estado contará, ainda, com mais 11 pontos de transmissão via satélite, para locais de votação distantes dos centros urbanos ou de difícil acesso, que farão o simulado no dia 1º/10. Nas Eleições de 2012, foram disponibilizados 70 pontos de transmissão remota em Salvador e 17 em municípios do interior.
A operação apresenta algumas novidades este ano. Os postos de TR da capital não mais se limitarão a transmitir resultados da zona eleitoral (ZE) correspondente, mas também de locais de votação circunvizinhos, ou seja, de mais de uma ZE. Pela primeira vez no Estado, todos os locais de votação de duas zonas eleitorais (11ª e a 15ª ZEs) funcionarão como postos de TR, transmitindo dados de votação. Os equipamentos utilizados na TR em 2014 também estão mais seguros, portáteis e simples de manusear. “A transmissão remota pode ser acompanhada por fiscais de partido, candidatos e representantes do Ministério Público Eleitoral, conforme divulgado em edital no TRE-BA”, ressalva o Coordenador de Eleições do TRE-BA, Maurício Amaral.
Dia da eleição
A transmissão remota oficial tem início após o encerramento da votação e gravação dos resultados das urnas eletrônicas em mídias externas (pen drives). Em seguida, essas mídias são encaminhadas para os pontos de transmissão próximos, onde seus arquivos são lidos num computador (notebook) e transmitidos ao TRE-BA, através de conexão por linha telefônica (ou via satélite), para a totalização da votação da Bahia. Cada Regional, à medida que recebe e contabiliza seus resultados, envia os dados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que fará a totalização geral e a divulgação das informações em nível nacional.
Treinamento
A equipe responsável pela transmissão remota de resultados de urnas eletrônicas da capital foi treinada nessa sexta-feira (26) para o simulado. Na sede do TRE-BA, servidores da Justiça Eleitoral receberam instruções técnicas, normas de segurança e checagem, assim como os equipamentos necessários para o procedimento (notebook, modem, fonte de alimentação bivolt, etc ). O dia para a realização desse treinamento nas cidades do interior ficou a critério de cada Juízo Eleitoral. Além dos servidores públicos encarregados da operação, a reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação do Regional, Coordenadoria de Eleições, Coordenadoria de Planejamento Estratégia e Gestão, entre outros setores envolvidos no processo.
DP/