vide
Ag TJ , Salvador |
18/09/2014 às 10:15
Presidente do TJ, Eserval Rocha, cumprimenta Lidivaldo Brito
Foto: Nei Pinto
O ex-promotor de Justiça Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, após solenidade que atraiu hoje (17) dezenas de magistrados, servidores e familiares na sala da Presidência.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Eserval Rocha, deu posse ao novo colega.
Lidivaldo Britto confirmou o compromisso com a Justiça e disse que pretende seguir, no tribunal, a luta que já vem desenvolvendo em prol da igualdade de oportunidades para todos na sociedade baiana.
“Quero propor a criação de uma comissão de Justiça e Cidadania”, antecipou, já falando como novo desembargador.
A vaga agora ocupada por ele é uma das reservadas ao Quinto Constitucional, que destina, de acordo com o artigo 94 da Constituição Federal, um quinto dos lugares dos Tribunais dos Estados a membros do Ministério Público e advogados com mais de dez anos de carreira, indicados em lista sêxtupla pelos respectivos órgãos de classe.
O novo magistrado assumiu a chefia do Ministério Público baiano por duas vezes e ficou conhecido pela firmeza, ao enfrentar os grupos de extermínio, na gestão de 2008 a 2010.
Dedicado também à luta contra a discriminação racial, recebeu, por aprovação unânime da Câmara dos Vereadores de Salvador, a Medalha Zumbi dos Palmares, em reconhecimento ao trabalho como promotor de Justiça, de 1997 a 2006.