Informação foi dada ao presidente do Senado após visita protocolar
Terra , BSB |
29/05/2014 às 12:34
Ministro Joaquim Barbosa
Foto: DIV
Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 28, o deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, questionou a oposição que, conforme enfatizou, tenta desmoralizar o Brasil e, por isso, é contra a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. “Os eternos pessimistas já começaram a se manifestar contra o Brasil e a Seleção Brasileira na Copa do Mundo deste ano. Essa gente busca um só objetivo que é o de tentar desmoralizar o Brasil perante o mundo, e são incapazes de avaliar o quanto a Copa do Mundo fará bem à economia brasileira”.
“O otimista pode até errar, mas, o pessimista já começa errando. Ainda bem que uma minoria, mas, os eternos pessimistas já começaram a se manifestar contra o Brasil e a Seleção Brasileira na Copa do Mundo deste ano, no Brasil.
Esses pessimistas, que não se contentam em apostar numa derrota da nossa seleção, começaram a agir antes mesmo da abordagem ao nosso escrete, pentacampeão mundial e na peleja para chegar a mais um título internacional, o sexto da nossa coleção.
Por todos os meios, essa gente busca um só objetivo: o de tentar desmoralizar o Brasil perante o mundo, e, neste particular, fazer coro com outra gente no exterior absolutamente insatisfeita, até hoje, com o fato de o evento ser realizado em nosso país.
Graças aos esforços do governo da presidenta Dilma Rousseff, no entanto, os fatos e as obras vão se encarregando de desmoralizar os que investem contra a nossa Seleção e os interesses do Brasil, neste momento.
Contam-se na casa das centenas as obras que estão sendo realizadas em função da Copa do Mundo e que hão de ficar no que se denomina de legado do evento, a beneficiar cidades e gentes pelo Brasil afora.
Obras na área de mobilidade urbana estão mudando, ao lado dos estádios, a fisionomia de várias cidades brasileiras, além de estradas e aeroportos que estão modificando, positivamente, a infraestrutura nacional.
Os pessimistas – uma minoria de brasileiros, porque, a maioria, segundo as pesquisas, continua esbanjando otimismo com o Brasil e com a nossa Seleção – são incapazes de avaliar o quanto a Copa do Mundo fará bem à economia do país.
Falo da economia do turismo. Não é à toa que vários países tentaram captar o evento, cuja disputa foi vencida pelo Brasil, à época do governo do ex-presidente Lula. Todos sabem da importância de um megaevento desses para a economia do turismo.
Não sei se eles sabem disso, falo dos pessimistas, mas, a economia do turismo mobiliza 52 segmentos da economia como um todo, refletindo na criação de empregos, na circulação de dinheiro e na arrecadação de impostos.
À Copa do Mundo do Brasil, que terá início oficial no próximo dia 12 de junho, virão milhares e milhares de turistas, de todo o mundo, muitos deles com previsão de passar um mês no país, gastando com hotéis, restaurantes, transportes, e, comprando, comprando muito.
Essa é a melhor parte, e uma das que mais interessam ao país – ao lado das obras que ficarão como legado – exatamente por conta de sua influência direta na circulação de riquezas, com benefícios evidentes à economia.
Porém, ao lado desses interesses, justamente os que fizeram o ex-presidente Lula tanto batalhar pela realização da Copa no Brasil, tem, também, o amor à nossa Seleção, um amor que jamais a separou do povo, nem nos piores momentos de nossa história.
Lembro que mesmo na época da ditadura, nós, que lutávamos contra aquele odiento regime, jamais deixamos de torcer pelo Brasil, mesmo com companheiros presos, companheiros mortos, companheiros desaparecidos, companheiros torturados.
Não sei se vamos ganhar a Copa do Mundo, afinal de contas, se o Brasil é bom, também outros países o são. Mas, com certeza absoluta, iremos, mais uma vez, torcer entusiasticamente pela nossa Seleção para que consigamos ganhar a taça.
Uma coisa, entretanto, salta a vista: o Brasil já é vitorioso. Vitorioso porque a economia nacional será beneficiada com a Copa do Mundo, porque a infraestrutura local ganhará nova fisionomia, e, mais do que tudo, porque os brasileiros que amam o país estarão todos, a uma só voz, torcendo, e torcendo muito, pela vitória de nossa seleção. Neste momento, os pessimistas já são os grandes derrotados”.