Direito

Público LGBT participa de Aula de Integração do Qualifica Bahia

vide
Setre ,  Salvador | 16/05/2014 às 07:43
Qualifica Bahia
Foto: Marcelo Reis
“Conhecimento, habilidade e atitude são três palavras que bem aplicadas por um profissional qualificado é o caminho mais direto para a construção de uma carreira vitoriosa”. Quem assina a frase é a superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, que falou, nesta quinta-feira, 15, durante a aula de integração com a participação de 60 educandos das turmas de Recepcionista com noções de espanhol e de Camareira, do Programa Qualifica Bahia promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
 
O encontro foi realizado na Associação Cultural Hispano Galega Caballeros de Santiago, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, uma das entidades contratadas pela Setre para executar o curso. Do grupo atendido pelo Qualifica Bahia neste espaço, 20 têm o perfil LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros),  matriculadas no curso de Recepcionista.
 
Dádiva - Para a transexual Alana Carvalho, ex-educadora social do Gapa Bahia, o curso oferecido pelo Governo do Estado é uma dádiva. “Ele nos abre uma porta para o mercado de trabalho com uma função profissional qualificada, ou seja, a de recepcionista de hotel”. O travesti Gláucia Santos, ex- auxiliar de prótese dentária, prometeu se empenhar na qualificação para atuar na área da hotelaria “e ajudar a quebrar tabus hoje existentes”; enquanto Thiago Andrade, que se diz gay assumido, considera interessante acabar com o preconceito da sociedade, “mostrando seriedade e profissionalismo nas atividades”.
 
Coordenadora do Núcleo LGBTT da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Paulette Furacão, antecipou as dificuldades a serem encontradas no mercado de trabalho. ”Somos descartados pela nossa orientação sexual, mas precisamos combater esta postura inadequada dos gestores com mais profissionalismo”. E conclamou o grupo “a agarrar a oportunidade oferecida pelo Governo da Bahia e mostrar à sociedade que somos capazes, independentemente da nossa orientação sexual”.
 
Imprescindível – Matriculada no curso de camareira, Maria Dirce Queiroz dos Santos, 37 anos, que tem experiência em cozinha, diz que a qualificação será um item imprescindível ao seu futuro profissional. Do mesmo modo, a ex-balconista de padaria, Genilda de Jesus, 29 anos, espera entrar no mercado de trabalho com um certificado nas mãos. Já Danile Oliveira, 26 anos,  espera aprimorar o espanhol na turma de recepcionista, enquanto Eleonice da Silva Peixinho, 28 anos, ex-vendedora, já sonha como recepcionista de uma grande rede hoteleira e em ter a Carteira de Trabalho assinada.
 
Da Aula de Integração, participaram ainda Luis Blanc, Gerente Executivo da ABIH/BA, que fez uma palestra sobre o setor hoteleiro na Bahia; Santiago Coelho Rodriguez Campo, Presidente da Associação Cultural Hispano Galega Caballeros de Santiago; e Olívia Santana, liderança do movimento negro.
 
O programa Qualifica Bahia é realizado pelo Governo do Estado da Bahia com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e atende, neste momento, 8.360 trabalhadores distribuídos em 158 municípios. Os cursos do Qualifica Bahia atendem às cadeias produtivas de Alimentos, Beleza e Estética, Construção Civil, Arte e Cultura, Agricultura Familiar, Metal Mecânica, Tecnologia da Informação, entre outras. Os cursos oferecidos gratuitamente têm carga horária de 200 horas, com conteúdos sociais e específicos.