“O Judiciário, graças a todas as lutas do Sinpojud, tem um dos maiores índice de massa salarial e de qualidade da carreira no Estado. Isso deve ir para uma conta de maturidade no diálogo", destacou o parlamentar
Ascom ZN , Salvador |
24/03/2014 às 09:48
Maria José (Zezé) inaugura nova sede
Foto:
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia agora tem novo endereço. Um novo espaço para organizar suas lutas foi inaugurado no bairro Nazaré, em Salvador. O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, prestigiou o evento, que também marcou os 23 anos de fundação desta associação de trabalhadores.
O parlamentar falou sobre conquistas, que teve a honra de intermediar junto ao governo estadual, a exemplo do plano de carreira da categoria. “O Judiciário, graças a todas as lutas do Sinpojud, tem um dos maiores índices de massa salarial e de qualidade da carreira no Estado. Isso deve ir para uma conta de maturidade no diálogo. Temos muito que fazer juntos, cada um com sua responsabilidade. No governo, em várias situações, a coberta nunca é do tamanho que a gente quer, mas corações e mentes pulsam no mesmo caminho de ver uma Bahia e um Brasil cada vez mais justos para os trabalhadores. Parabéns Zezé (presidente do Sindicato)! Parabéns Sinpojud! Que vocês continuem essa história de referência de luta, seriedade e respeito à causa pública e a causa dos trabalhadores no Estado. Essa é uma das melhores sede de sindicato que nós temos na Bahia. Conservem, valorizem e frequentem”, disse Zé Neto.
“A gente vivia com um salário muito triste, há alguns anos. Progressivamente, ele foi melhorando, fruto dos diálogos todos e do engajamento de nosso Sindicato. Hoje, me orgulha muito todas as nossas conquistas”, comemorou Wesley Stalze, delegado sindical do município de Juazeiro, interior da Bahia.
Fundadora e presidente do Sinpojud há 13 anos, Maria José, mais conhecida como Zezé, falou sobre ações e conquistas da entidade, a exemplo da diminuição da carga horária de oito para sete horas para servidores que não possuem cargos comissionados; igualdade salarial entre a remuneração dos servidores da capital e do interior do Estado; privatização dos cartórios extrajudiciais com direito de opção dos titulares destas serventias, significando melhorias no atendimento para a população e ganhos para os servidores; pagamento de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) para titulares de cartórios, equiparado ao cargo de diretor de secretaria; pagamento da URV (Unidade Real de Valor), dentre outras.
De acordo com Zezé, o novo espaço foi pensado para melhor atender a seus associados. “Nossa primeira sede foi em uma sala alugada, a segunda tinha pouca estrutura física, na terceira permanecemos por 18 anos, e a atual é uma grande conquista para o Sindicato, que iniciou sua fundação em 1991 com apenas R$ 0,95 na conta”, recordou.
Presentes - Demonstrando prestígio, o evento também contou com a presença do coordenador executivo da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), Valter Nogueira Alves; do diretor administrativo do Sindicato dos Servidores dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (Sisjern), Alexandre Lima Santos; do presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) na Bahia, Aurino Pedreira; da diretora do Departamento Jurídico da Associação dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros; da deputada federal Alice Portugal e a vereadora Aladilce Souza, ambas do PCdoB; além de representantes da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) na Bahia; do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica e Farmacéutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), dentre outras representações.
Nova sede - Localizado no bairro Nazaré, em Salvador, o espaço conta com 23 salas, estacionamento e um auditório com capacidade para 200 pessoas dispostos em mil metros quadrados. De acordo com Zezé, R$ 1,3 milhão foi o valor do investimento no local. O Sinpojud ficava na Rua Francisco Ferraro, nº 47, Nazaré. Agora, o novo espaço está localizado na Rua dos Marujos do Brasil, nº 18, neste mesmo bairro.