Direito

VIOLÊNCIA NO CARNAVAL DE SALVADOR: 167 ocorrências contra público LGBT

Dados do Observatório do Carnaval
Observatório , da redação em Salvador | 03/03/2014 às 12:59
Muitas agressões contra pessoal LGBT
Foto: Cooperphoto
Até este domingo (02), foram registradas 167 ocorrências sobre violência contra o público LGBT, que figura como o segundo maior problema identificado pelo Observatório do Carnaval de Salvador, ficando atrás apenas da discriminação racial, com 254 ocorrências. Profissionais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) estão se revezando no observatório, desde o primeiro dia da festa, registrando as ocorrências e orientando a população através da campanha “Sou Contra a Homofobia, Sou a Favor da Vida”.

Os dados obtidos nesses três primeiros dias apontam que a violência contra o público LGBT é maior no Circuito Dodô, na Barra. Com base nisso, o Núcleo LGBT da SJCDH, coordenado pela transexual Paulette Furacão, realizou neste domingo uma ação de sensibilização no chamado “Beco da Off”, na Barra.

Durante a iniciativa, foram distribuídos preservativos, visando a prática do sexo seguro; além de panfletos e adesivos, dentre outros materiais educativos. A ação também foi realizada na Vila da Diversidade, localizado no Largo Dois de Julho (Centro da Cidade).

Observatório do Carnaval 

O observatório é coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e conta com observadores espalhados nos circuitos do carnaval, nos postos de saúde e policial, bem como, na mídia televisiva, impressa e online.