Direito

LAURO DE FREITAS: Campanha "Conte até 10 nas Escolas" será implantada

vide
Ascom MP , da redação em Salvador | 14/12/2013 às 16:27

Destinada à educação do adolescente e do jovem para uma cultura de paz, a Campanha “Conte até 10 nas Escolas”, lançada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), será implantada no município de Lauro de Freitas na próxima terça-feira, dia 17. A solenidade será realizada às 16h, no Cine Teatro do município (situado a 22 km de Salvador), sob a presidência de Ivana Silva Moreira, titular da 7ª Promotoria de Justiça de Lauro de Freitas, e pela coordenadora em exercício do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), promotora de Justiça Cíntia Crusoé Guanaes.

A campanha busca incutir nos alunos a ideia de que a atitude ainda é contar até dez antes de reagir à raiva, porque "valente mesmo é quem não briga". Após a abertura e exibição do vídeo institucional do CNMP, proferirão palestras a juíza da Infância e Juventude da comarca, Antônia Faleiros; e os representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Adilson Luz, e da Comissão de Direitos Humanos em Proteção à Infância e Juventude, Adailton Agra. O encerramento contará com apresentação da peça teatral “Vozes dos Palmares”, com participação dos alunos do Colégio Solange Coelho.

A etapa que vem sendo realizada nas escolas é um desdobramento da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, concebida como ação da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública), lançada nacionalmente em novembro de 2012. Mais que um slogan, o “Conte até 10” ultrapassou os limites institucionais dos órgãos que compõem a Estratégia Nacional – CNMP, CNJ e Ministério da Justiça – e ganhou os espaços sociais mais diversos. Trata-se de uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para evitar atos de violência, especialmente homicídios, cujas consequências são individual e socialmente desastrosas.