Comitiva baiana participa, na Itália, de reuniões
sobre o Master Internacional em Segurança Pública
Ascom MP , Itália |
05/11/2013 às 19:43
Procurador geral de Justiça e comitiva na Universidade de Pádua
Foto: MP
O procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), promotor de Justiça Geder Gomes, e o juiz Moacyr Pitta Lima, representando o Tribunal de Justiça da Bahia, participaram, no período de 28 a 2 de novembro, de uma série de reuniões promovidas pela Universidade de Pádua, na Itália, para tratar do Curso de Especialização Internacional em Segurança Pública/Master Internacional, que será ministrado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em parceria com a Universidade de Pádua.
Eles debateram os aspectos de organização do módulo do curso que será realizado em Pádua, no período de 23 a 30 de novembro de 2014; discutiram o conteúdo didático; reuniram-se com cerca de 10 docentes italianos; e visitaram os locais onde serão ministradas as aulas e hotéis nos quais os alunos brasileiros se hospedarão. Além disso, foram promovidas reuniões com autoridades como o presidente do Tribunal de Pádua Sergio Fusaro, o procurador geral Mario Milanese, o presidente da Ordem dos Advogados Lorenzo Locatelli, e o chefe da Polícia Gaetano Bonaccorso.
O resultado final do processo seletivo para o curso de especialização, que é coordenado pelo juiz Moacyr Pitta Lima, foi divulgado no último dia 30 de outubro e a aula inaugural será ministrada na próxima sexta-feira, dia 8, às 8h, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da Uneb. Dos 40 selecionados para o curso, 10 são promotores de Justiça do Ministério Público baiano.
Além de membros do MP, participarão do curso juízes, defensores públicos, oficiais da Polícia Militar, delegados de polícia e dirigentes do sistema prisional. O objetivo da especialização é capacitar profissionais que atuam no sistema de justiça e segurança, observando-se os princípios e diretrizes previstos na Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) e nos Tratados e Convenções Internacionais, criando meios para alcançar a excelência dos serviços públicos nos sistemas de justiça e segurança prestados à população baiana. O curso terá carga horária de 420 horas.