Direito

‘Operação Carga Pesada’ apreende madeira nativa ilegal na Bahia

‘Operação Carga Pesada’ apreende madeira nativa ilegal em municípios do Recôncavo Sul da Bahia - Santa Inês, Cravolândia e presidente Tancredo Neves
Milena Miranda , Salvador | 17/10/2013 às 14:34
Muita madeira foi apreendida em Cravolândia
Foto: MP
Mais de cem metros cúbicos de madeira nativa, obtidos de forma ilegal, foram apreendidos nos municípios de Santa Inês, Cravolândia e Presidente Tancredo Neves durante a ‘Operação Carga Pesada’, deflagrada pelo Ministério Público estadual em parceria com a Polícia Militar e Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Foram realizadas ações de fiscalização ambiental em serrarias e carpintarias da região, que culminaram com a apreensão de motores, maquinários e documentos. Além disso, seis serrarias ilegais foram fechadas. Participaram da operação os promotores de Justiça Marcelo Guedes, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), Suzana Monteiro, Oto Almeida Oliveira Júnior, João Manoel Santa Rodrigues e Tiago de Almeida Quadros. “Nos surpreendemos com o volume da madeira e com a quantidade de maquinário utilizado de forma ilegal”, destacou a promotora de Justiça Suzana Monteiro.

Hoje, 17, os infratores serão ouvidos na Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente, no município de Amargosa. A atuação dos produtores ilegais de madeira nativa estava sendo investigada há alguns meses pelo Núcleo de Inteligência Criminal do MP (NIC). A operação contou ainda com o apoio do Núcleo Mata Atlântica (Numa) e Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama). “Realizaremos outras operações semelhantes na região com o intuito de coibir a comercialização de madeira ilegal”, ressaltou Suzana Monteiro.