Direito

Trifil é notificada para cumprir normas de segurança em audiência

Trifil é notificada para cumprir normas de segurança em audiência na Justiça
Rogério Paiva , da redação em Salvador | 24/09/2013 às 18:00
A Justiça do Trabalho notificou nesta terça-feira (24) a Itabuna Têxtil (Trifil) sobre a liminar concedida a pedido do Ministério Público do Trabalho determinando o cumprimento de uma série de normas de saúde e segurança no ambiente de trabalho na fábrica da empresa em Itabuna. A comunicação da decisão proferida na última sexta-feira (20) pela juíza titular da 3ª Vara do Trabalho de Itabuna, Ingrid Heidi Boness, aconteceu durante a primeira audiência da ação civil pública que o MPT move contra a Trifil por falhas na segurança, pela manhã. 
 
A liminar determina que a empresa cumpra uma série de medidas, algumas delas daqui a oito dias e as demais, referentes a plano de prevenção de acidentes e medidas para minimizar riscos, em 60 dias. A multa estipulada em caso de descumprimento é de R$50 mil por cada item. “Estaremos atentos ao cumprimento dessa determinação legal porque o que mais queremos é evitar novos danos à saúde dos trabalhadores e novos acidentes de trabalho”, declarou a procuradora Cláudia Soares, autora da ação civil pública.
 
Na ação, o MPT pede que a Justiça do Trabalho imponha uma indenização por danos morais coletivos de R$15 milhões à Trifil. “Esse valor se justifica não só pela extensão dos danos à saúde e à segurança dos cerca de três mil funcionários da empresa, mas também pelo fato de termos constatado que a Trifil vem conscientemente optando pelo pagamento de multas em vez de corrigir as falhas de segurança no meio ambiente da fábrica”, explicou a procuradora.