Cinco escolas Municipais e três postos de Saúde, localizados no bairro de Fazenda Coutos III, foram inspecionados hoje (27) como parte das ações do programa 'O Ministério Público e os Objetivos do Milênio – Saúde e Educação de Qualidade para Todos'. Desenvolvida pelos Centros de Apoio Operacional em Defesa da Saúde (Cesau) e da Educação (Ceduc), a inspeção foi articulada em parceria com Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), atendendo a demandas da população surgidas em audiências públicas realizadas pelo programa Comunidade Legal.
Participaram da ação de hoje, as promotoras de Justiça Maria Pilar Menzes, coordenadora do Ceduc; Maria Helena Matos; Cíntia Guanaes; Cláudia Elpídio e Kárita de Lima, além de servidores do Cesau e dos Grupos de Atuação Especial de Defesa da Saúde (Gesau) e da Educação (Geduc).
A inspeção constatou deficiências estruturais em todas as unidades educacionais. Foram visitadas as escolas municipais Santo Antônio das Malvinas, Professor Antônio Pitton Neto, Esther Félix da Silva, Fazenda Coutos e Colinas do Mar. Nos três postos de saúde também foram verificados problemas de infraestrutura. De acordo com a metodologia adotada pelo 'MP e os Objetivos do Milênio', o próximo passo é convidar os diretores das unidades à sede do MP. “Nessas audiências, tomamos conhecimento das outras dificuldades enfrentadas pelas unidades, seja de saúde ou de educação, e, a partir daí, traçamos os próximos passos a serem adotados”, destacou Maria Pilar.