Direito

Jerry Matalawê é o 1º indígena do país a assumir coordenação distrital

Veja como foi a posse
Ascom Serin , Salvador | 12/06/2013 às 10:28
Secretário Cezar Lisboa durante posse de Matalawê
Foto: Ascom
Jerry Matalawê, da aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, é o novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Bahia, vinculado ao Ministério da Saúde. A solenidade de posse aconteceu no final da tarde desta terça-feira (11), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a presença de representantes das 21 etnias do estado.
“Assumo aqui um compromisso de continuar lutando em defesa da comunidade indígena e de garantir um serviço de qualidade na área da saúde para nossa população”, disse Matalawê ao deixar o cargo de coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

O secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Cezar Lisboa, garantiu o apoio do Governo da Bahia em sua gestão, aproveitando para mencionar o acordo firmado recentemente com as nações indígenas em diversas áreas como educação e habitação. “Estamos compartilhando ações. Você (Jerry Matalawê) tem a responsabilidade não só de ser o único indígena a assumir este cargo no Brasil, mas de ser o primeiro indígena, e que possa servir de referência para o país”, disse.

A população indígena da Bahia também será atendida com a construção de unidades de saúde. “Vamos identificar cada um dos locais para reforçar a assistência”, anunciou o secretário estadual da Saúde (Sesab), Jorge Solla.

O evento também teve a participação dos chefes de gabinete da SJCDH, Reginaldo Silva, e da Serin, Pedro Alcântara, e dos deputados estaduais Bira Corôa e Yulo Oiticica, entre outras autoridades.

“Com o nosso indígena (Jerry Matalawê) à frente, vamos conseguir trazer saúde de qualidade para todos os povos indígenas, com respeito e com dignidade, que é o que o nosso povo merece. Temos certeza de que ele vai dar o melhor para contemplar cada um de nós”, afirmou o coordenador do movimento indígena da Bahia, cacique Adenilton de Oliveira Santos, da tribo Tuxá de Banzaê.