Símbolo da Bahia é ultrajado em nome do marketing e do merchandising
A Tarde , Salvador |
05/06/2013 às 20:06
Baianas fizeram protesto diante da Arena Fonte Nova
Foto: Lúcio Távora / A Tarde
A Fifa liberou nesta quarta-feira, 5, a presença das baianas de acarajé nos arredores da Arena Fonte Nova durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Antes, a proibição teria ocorrido por conta da exigência dos patrocinadores das competições, que exigiam que comércios concorrentes ficassem a pelo menos dois quilômetros de distância dos estádios.
A presença das baianas nas dependências do estádio já é discutida há cerca de um ano. A liberação acontece após protestos realizados pelas quituteiras, inclusive durante a inauguração da Arena Fonte Nova em abril deste ano, que contou com a participação da presidente Dilma Rousseff.
Apesar da decisão, há algumas limitações ao trabalho, entre elas o número reduzido de baianas que terão acesso à Arena e também o espaço utilizado para a venda dos produtos, localizado acima do edifício-garagem, acessado apenas pelos torcedores que tenham ingressos.
Para entrar em vigor, faltam alguns ajustes para que a autorização da venda seja divulgada em um evento para autoridades e representantes da Associação das baianas de Acarajé e Mingau (Abam).