Direito

CIDADANIA SE APRENDE NA ESCOLA! Almiro Sena fala para alunos de SSA

Alunos tiraram dúvidas sobre diversos assuntos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/04/2013 às 17:41
Alunos do Colégio Estadual Maria Anita, em Paripe, durante encontro com sec da Justiça
Foto: DIV
O Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, visitou na manhã desta quinta-feira (11) o Colégio Estadual Maria Anita, em Periperi, no subúrbio de Salvador. Durante a visita, que faz parte do projeto “Educação e Cidadania. Cidadania que se aprende na escola”, o secretário deu uma palestra sobre Cidadania e Direitos Humanos. A mesa foi composta por George Nascimento, diretor da escola, Gilberto Barreto, representando o Parlamento Jovem Brasileiro e da professora Débora Campos.

Ao longo da palestra, os alunos interagiram e tiraram dúvidas quanto ao assunto. Em resposta à pergunta do aluno Oséas, sobre qual o papel da Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) exerce em relação às questões raciais, o secretário disse: “Nós estamos num estado no qual a capital é a cidade com a maior população negra fora do continente Africano. Sabemos que a raça humana nasceu na África, isso é ciência. A população negra é a originária de tudo. Não há povo ou raça superior a outra.

 Isso é uma construção racista, estúpida. O que varia entre os povos é a cultura. Ainda assim, existe esse o racismo, e nós precisamos ter uma atenção maior com os negros, que são maioria no nosso Estado. Depois do governo Jaques Wagner, isso começou a mudar, com políticas públicas mais direcionadas à defesa da população negra. Desde a minha época de promotor de justiça eu atuo combatendo o racismo. Hoje junto à secretaria que promove igualdade racial, tenho feito campanhas, palestras e ações de cidadania em defesa dos negros, principalmente dos pobres”.

O Secretário ainda ressaltou sobre o direito dos idosos, além do direito dos LGBTs, que deve-se respeitar a condição sexual das pessoas, sobre a orientação nas escolas, sobre o combate ao bullying nas escolas, entre outros direitos com que a SJCDH trabalha.

O projeto “Educação e Cidadania. Cidadania que se aprende na escola” tem como objetivo levar o conhecimento às escolas sobre as ações da SJCDH. A próxima visita acontecerá no dia 18, no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na Ribeira.