O procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington César Lima e Silva, participou ontem (28), em Brasília, de reunião realizada na sede da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) para definir um calendário de ações contra a PEC 37, a denominada “PEC da Impunidade”.
No encontro, em que todas as associações nacionais dos Ministérios Públicos estiveram representadas, foram estabelecidas algumas diretrizes, entre elas, a de desenvolvimento de um plano de mídia institucional, com lançamento de uma campanha oficial no próximo dia 11 de dezembro.
Também participaram da reunião o presidente da Conamp, César Mattar Júnior; a 1ª vice-presidente, Norma Angélica Cavalcanti; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; o procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza; o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre Neto; e presidentes de outras associações.
A campanha será lançada durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que acontecerá em Brasília, nos dias 10 e 11 de dezembro. O evento contará com a presença de representantes de diversas entidades da sociedade que declaram apoio ao movimento pela manutenção do poder de investigação do Ministério Público.
Também ontem, ficou deliberado que deverão ser realizadas ações em todos os estados, envolvendo todos os membros do Ministérios Públicos e, ainda, a sociedade civil. Além disso, foi definido que será construído um calendário para que o CNPG, representado pelo presidente Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, visite os estados de cada unidade da federação para estabelecer um diálogo aberto com a classe política. A medida visa buscar uma linha de convencimento e estabelecer caminhos de convergência para o aprimoramento da relação institucional.