O evento começa às 18 horas no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
05/11/2012 às 13:21
O I Congresso Internacional da Associacion Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL) acontece a partir desta segunda-feira (dia 05) até sexta-feira (dia 09) em Salvador. O evento começa às 18 horas no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela. A partir de amanhã (dia 06) terça-feira O restante da programação - a partir de terça-feira (06) - será no Hotel Matiz, na Rua Dr. José Peroba, no bairro do Stiep. A proposta do evento é encontrar “Rumo a um novo paradigma nas relações de trabalho: a dignidade humana, democracia e uma Agenda do Trabalho Digno”.
Coordenadora do congresso, a professora e pesquisadora Petilda Vazquez considera fundamentais duas questões na pauta dos debates e conferências: “uma relativa ao assédio moral e outra referente à Agenda do Trabalho Decente”, avalia. O encontro internacional na capital baiana tem apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pretende construir uma agência de controle social sobre a Agenda do Trabalho Digno; estabelecer parcerias e redes de órgãos, entidades e instituições preocupadas e ocupadas com o mundo do trabalho; promover a formação de acadêmicos, sindicalistas, pesquisadores e equipes de saúde ligadas ao mundo do trabalho; e promover a troca de experiências de âmbito multi e interdisciplinar no campo das relações de trabalho, saúde e segurança.
Estruturada em eixos temáticos a programação do I Congresso Internacional da Associacion Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL) segue esta linha: Eixo 1- Liberdade sindical, terceirização, meio ambiente laboral desregrado, degradado e causador de agravos, de riscos, de acidentes e de sofrimento de trabalhadores; Eixo 2- Trabalho campesino e meio ambiente; Eixo 3- Política, informação e Monitoramento de saúde no trabalho e uma Agenda do Trabalho Digno.