A Seccional está realizando, nesta sexta-feira (19.10), no auditório da entidade, o I Seminário Baiano de Diversidade Sexual e Combate à Homo(trans)fobia. Na abertura, o Presidente da OAB-BA, Saul Quadros, saudou a todos e destacou a importância do evento.
"Todos nós somos iguais e a orientação de cada um deve ser respeitada. Esse seminário é fruto do esforço da Comissão que nasceu forte. O mundo evoluiu e não podemos ficar atrás. É preciso que se dê um basta ao preconceito", pontuou.
Em seguida, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena (que representou o Governador Jaques Wagner), destacou que ainda há muito para ser feito no combate à homofobia."É preciso entender que uma pessoa que agride outra por questões de orientação sexual é duplamente covarde", disse.
Já o vice-presidente da Seccional, Antônio Menezes, ressaltou os três direitos de todo cidadão: liberdade, igualdade e fraternidade. "A OAB-BA vai lutar muito para que não mais prevaleça no país o preconceito contra os homossexuais. Desejo que essa Comissão tenha vida longa e forte para proteger as minorias", destacou.
O 1º eixo temático foi sobre Diversidade Sexual com os palestrantes Enézio de Deus e Adriano Cysneiros, tendo como debatedor o professor Thenisson Doria. Entre os temas que estão sendo discutidos, "As(os) LGBT e o direito brasileiro: avanços e perspectivas" e "Diversidade de sujeitos e multiplicidade sexual".
Além de Saul Quadros, Antônio Menezes e Almiro Sena, a Mesa Alta da solenidade foi composta pelo desembargador (TJBA), José Edivaldo Rocha Rotondano, a promotora de Justiça, Márcia Teixeira, o representante da Secretaria de Segurança Pública,Tenente Coronel Ramalho Neto, o professor Thenisson Doria, o presidente da Comissão da Diversidade Sexual, Roberto Figueiredo, e a representante do LGBT, Milena Passos. O seminário