A Seccional lançou, na noite da última quarta-feira (10), às 19h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Av. Sete de Setembro, 94A, Piedade), o livro "80 anos de História da OAB-BA". A cerimônia foi aberta com o Hino Nacional e apresentação do documentário feito em homenagem aos 80 anos da Seccional baiana da Ordem. O Presidente Saul Quadros saudou a todos e destacou a importância do lançamento do livro que narra a história da OAB-BA desde a sua fundação.
"Estamos fechando o ciclo de comemorações pelos 80 anos da Seccional. Escolhemos este local, porque, há 80 anos, nessa Casa, os advogados da Bahia se reuniram e fundaram a nossa Seccional, elegendo nossa primeira diretoria. Nenhum lugar simboliza mais a fundação da Ordem do que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia", pontuou.
Em seguida, deu início à entrega de diplomas de honra ao mérito Ernesto Sá Bittencourt Câmara (entregue juntamente com exemplares da edição especial do livro e um acrílico comemorativo pela passagem dos 80 anos) a entidades que lutam pelos seus afiliados e tiveram papel de destaque na história da Bahia. Foram agraciados o vice-presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, Sergio Emilio Schlang Alves, o vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento da Bahia, Ernesto Xavier de Carvalho, o vice-Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 9a Região, Nilson Ribeiro de Oliveira, o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado, Wellington do Carmo Cruz, o presidente do CREA-BA, Marco Antonio Amigo, o presidente do Conselho Regional de Administração da Bahia, Roberto Ibrahim Uhebe, o Presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), o jornalista Walter Pinheiro. Também foi homenageado o bacharelando Ricardo Borges Maracajá Pereira, presidente da Comissão Organizadora da Formatura da turma 2012.2 do curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa, instituição que já havia homenageado a OAB-BA pelos seus 80 anos.
O Presidente Saul Quadros ressaltou em seguida que a gestão atual está sendo encerrada com a consciência de dever cumprido. O livro da OAB-BA tem autoria de Waldir Oliveira Freitas e Ednise Sousa Couto.
Compuseram a Mesa Alta da Solenidade, além do Presidente Saul Quadros e Waldir Oliveira Freitas, o Secretário de Governo, Fernando Schmidt, o Presidente da Comissão Organizadora dos 80 anos da OAB-BA, o advogado Joselito Bispo, e a diretora da Escola da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Sonia Araujo (representando a Defensora Geral Cintia Padilha). Estiveram presentes o Vice-Presidente da Seccional, Antônio Menezes, o Secretário-Geral Nei Viana, o Presidente da ABAT, Ricardo Caribé, da CAAB, David Bellas, presidentes de Subseções, Comissões da Ordem, conselheiros seccionais e federais, advogados, entre outros.