Direito

Semana da Conciliação: coordenadores unidades vão agilizar processos

vide
| 26/09/2012 às 08:59
Os coordenadores das unidades judiciárias têm um papel fundamental na organização da Semana Nacional de Conciliação (SNC) no Estado da Bahia, que acontece de 5 a 14 de novembro deste ano. E uma das principais contribuições para o processo é a alimentação dos dados no sistema criado pelo Núcleo Integrado de Conciliação (NIC) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

Cada coordenador das unidades participantes da SNC deve se familiarizar com o sistema, que facilita o controle das atividades tanto pela própria unidade quanto pela Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação (Coppemc). 

O sistema, criado desde o primeiro ano da SNC, em 2006, foi aperfeiçoado com o objetivo de proporcionar maior fluidez e organização das informações do evento. Em 2012, foi desenvolvida uma página autoexplicativa e clara para que não haja equívoco no preenchimento dos dados.

Para acessar o sistema, os coordenadores devem clicar no link "NIC", localizado na parte inferior do portal do Tribunal de Justiça e, na página do Núcleo Integrado de Conciliação, clicar em "área restrita". 

Com o número de matrícula e senha do RH-Net, que devem ser preenchidos sem os traços e pontos, a coordenação da unidade terá acesso ao sistema do Movimento pela Conciliação. A área restrita abriga, basicamente, duas vias de organização: controle e cadastro.

Na área de controle, estão presentes os dados sobre os voluntários, os processos inscritos, e as estatísticas. A área de cadastro está voltada para o registro das equipes que vão participar, em cada unidade, da Semana Nacional de Conciliação. O cadastro das equipes é imprescindível, com o controle de frequência e carga horária dos servidores, para que sejam emitidos os certificados.

A Comissão alerta para a importância do retorno dos coordenadores das unidades às partes que tentaram se inscrever na SNC. O procedimento é fácil, rápido e corrobora para que as pessoas se programem para o evento, evitando que as partes faltem às audiências.

Para aprovar ou não um processo, o coordenador só precisa de um clique no mouse e uma mensagem já formatada irá, automaticamente, para o e-mail da parte. Todos esses mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o procedimento, tanto para as unidades quanto para os cidadãos.

Dúvidas quanto ao sistema eletrônico da conciliação podem ser esclarecidas pelo manual, disponível na tela de login da área restrita, ou entrando em contato com o NIC pelo telefone (71) 3372-5657.