Direito

LUIZ VIANA PROMETE OAB MAIS COMBATIVA E SEDE PRÓPRIA PARA ILHÉUS

VIDE
| 25/09/2012 às 19:40
Evento de Luiz Viana reuniu dezenas de advogados de Ilhéus
Foto: DIV
O candidato à presidência OAB-BA Bahia Luiz Viana apresentou suas propostas para cerca de 150 advogados presentes ao evento promovido pela chapa Mais OAB na noite desta segunda-feira (24), em Ilhéus.  Luiz Viana, que é conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil e procurador do Estado, prometeu uma Ordem mais atuante, mais combativa na defesa das prerrogativas dos advogados e mais comunicativa, durante a abertura da palestra do também advogado e professor Fredie Didier sobre o novo Código de Processo Civil, no auditório da Faculdade Madre Thaís.
Luiz Viana declarou que em sua gestão a Ordem adotará uma postura mais firme da na defesa das prerrogativas e mais combativa no enfrentamento das autoridades abusivas, ineficientes ou corruptas.  "Advogado que enfrentar autoridade não vai ter a carteira cassada, advogado que enfrentar autoridade vai ter aplauso da OAB", afirmou Viana, arrancando aplausos da plateia.  Luiz destacou também a necessidade de "um enfrentamento jurídico, como desdobramento ao enfrentamento político da direção da OAB".  Para tanto, propôs profissionalizar a defesa das prerrogativas com a criação da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas e de uma Comissão no Fórum em cada grande fórum da capital e do interior.
Entre as propostas para os advogados do interior, Luiz Viana prometeu sedes dignas e mais autonomia financeira para as subseccionais.  "Vamos implantar o repasse automático de recursos para as subseccionais, com critérios objetivos a serem definidos, que podem ser o número de advogados de cada subseccional ou o tamanho da área geográfica que ela atua", revelou. Falando especificamente aos advogados de Ilhéus, Viana empolgou a plateia ao prometer uma sede própria para a subsecional de Ilhéus - a mais antiga da Bahia - um anseio antigo da classe no município. "Eu assumo um compromisso aqui com vocês: no primeiro ano da nossa gestão, Ilhéus terá uma sede digna", declarou, sendo interrompido pelos aplausos.
Viana prometeu ainda uma OAB mais comunicativa, democrática e transparente, com uso intensivo de tecnologia para dialogar com os advogados e envolvê-los nas tomadas de decisão. "Vamos conectar todos os advogados, através dos meios disponíveis com as novas tecnologias, para construir uma OAB mais comunicativa e para implementar uma verdadeira democracia participativa na Ordem". "Nós vamos ter transparência total on-line, diária e em linguagem acessível, para que os advogados saibam quanto a OAB tem em caixa e possam decidir sobre suas prioridades", completou.

Após a apresentação de Viana, o advogado, professor da UFBA e livre-docente pela Universidade de São Paulo, Fredie Didier, ministrou a palestra ‘O advogado no novo Código de Processo Civil'. Fredie, que é candidato a conselheiro federal pela chapa Mais OAB, falou também sobre as propostas da chapa para a modernização e interiorização da Esad e destacou a importância da capacitação profissional constante para o advogado. "A Esad terá que exercer um papel fundamental junto aos advogados com esse novo código. O advogado precisa ser capacitado, precisamos atualizar nosso repertório teórico", afirmou.

A palestra e as propostas agradaram aos advogados de Ilhéus, entre eles Marcos Flávio, candidato a presidente da subseccional do município, e os candidatos ao conselho estadual na chapa Mais OAB, Carlos Medauar, Israel Nunes e Mozart Aragão. Segundo Marcos Flávio, "o evento foi extremamente importante para os advogados de Ilhéus, que obtiveram informações da tramitação do anteprojeto do novo CPC numa brilhante palestra do renomado jurista Fredie Didier, que explanou qual o papel do advogado o novo código e foi aplaudido de pé, o que comprova a qualidade e a importância da palestra." Marcos destacou também "as excelentes propostas de Luiz Viana para a nossa categoria, para as subseções do interior e para a subseção de Ilhéus em especial, dentre as quais se destaca o compromisso de uma garantir nossa sede própria em um ano".

Para Carlos Medauar, "foi um evento positivo, onde ficou claro que a categoria dos advogados, em especial os do interior, quer oxigenar a OAB, tornando-a mais eficiente, mais próxima do advogado e mais presente junto à sociedade". 
De acordo com Israel Nunes, "são excelentes propostas que contemplam tanto os advogados do interior, que se sentem abandonado pela OAB, quanto os advogados iniciantes e sem estabilidade, e que têm como foco principal a valorização do advogado e a afirmação de suas garantias e prerrogativas, além da capacitação e atualização constante do profissional advogado com a modernização e a interiorização da Esad".
Mozart Aragão afirmou que "o evento cobre uma lacuna deixada pela OAB, pois trouxe as novidades do novo CPC aos advogados de Ilhéus, e no qual Luiz Viana mostrou ser o candidato mais preparado para realizar as ações necessárias para melhorar a prestação dos serviços da Ordem aos advogados e à sociedade".
--