vide
Após a intervenção do Ministério Público estadual, solicitada pela Associação dos Moradores e Agricultores do Rio do Engenho e Adjacência (Amarea), a Escola Municipal Ronaldo Santana, localizada no distrito de Maria Jape, no município de Ilhéus (a 462 km de Salvador), passou a contar com o fornecimento de energia elétrica.
A escola estava sem eletricidade desde 2008, o que impossibilitava o ensino noturno, a utilização de aparelhos e utensílios elétricos com finalidade didática, como televisão, aparelho de DVD e data show, e impedia a estocagem de alimentos para a merenda escolar, causando prejuízo aos estudantes.
O restabelecimento da energia elétrica na unidade escolar foi efetuado pela Coelba, que comunicou o fato ao MP no dia 12 de setembro. A 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, por meio da promotora de Karina Cherubini, requereu à Secretaria Municipal de Educação o envio do número do contrato com a Coelba, e, diante da resolução do problema, o MP arquivou o procedimento administrativo instaurado para apurar a situação.
A instalação do medidor de energia elétrica padrão, a pedido da própria concessionária, foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Municipal de Infraestrutura. Segundo a Coelba, a obra de extensão da rede elétrica foi concluída em 08 de agosto.