Deu bons resultados a audiência de conciliação realizada na última sexta-feira, 15.06, no Ministério Público Federal do Trabalho - MPFT, em Salvador, entre o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado da Bahia e a Empresa de Turismo da Bahia - Bahiatursa.
Durante a audiência o Sindicato dos Músicos alertou os advogados da Bahiatursa para a obrigatoriedade do cumprimento da legislação do músico profissional, através da formalização das contratações durante os festejos juninos e os advogados da Bahiatursa - que afirmaram desconhecer a legislação - se comprometeram em fazer um estudo jurídico, para que a legislação seja aplicada em contratos futuros envolvendo verba disponibilizada pelo órgão público.
No dia dois de agosto haverá uma nova audiência para ser apresentado o modelo de exigência prévia para os futuros contratos. Para este São João, como alertou a procuradora do MPFT, Adriana de Holanda, que mediou o encontro, não será possível fazer alterações de contratos, já que estes já estão assinados. Mas ficou acertado que as empresas serão identificadas para haver um acompanhamento por parte do Sindimusicos, e que, em caso de problemas na relação de trabalho, as denúncias serão encaminhadas para o MPFT.
Durante a reunião ficou acertado também um novo encontro de avaliação dos acontecimentos do São João, período em que milhares de músicos se expõem nas estradas realizando duas ou três apresentações por noite.