Direito

Movimento pelas diretas já na OAB tem encontro em Salvador, na terça

vide
| 26/05/2012 às 09:24

O movimento "Diretas Já na OAB Nacional" estará em Salvador na próxima terça-feira (29), para discutir a proposta de eleições diretas para presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, já prevista em projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, o PL 2916. O encontro acontece em um jantar de adesão no Barbacoa, às 20h.
A proposta de eleições diretas para presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, principal bandeira do movimento, foi defendida com pioneirismo no Conselho Federal da OAB, no ano passado, pelos conselheiros baianos Luiz Viana Queiroz e Durval Ramos Neto, por meio da campanha Quero Votar OAB (http://www.querovotar.org/), que exigia a realização de um plebiscito para consultar a classe sobre a adoção de eleições diretas na Ordem.
A proposta do plebiscito foi rejeitada pelo Conselho Federal da OAB, mas a semente estava plantada. A ideia das diretas já na Ordem teve a adesão de milhares de advogados e juristas renomados como Paulo Bonavides, considerado por muitos o maior constitucionalista do Brasil, e mesmo excluída da programação oficial da Conferência Nacional dos Advogados, realizada em novembro de 2011, em Curitiba, foi defendida por vários palestrantes e se alastrou pelo Brasil.
A classe dos advogados seria finalmente consultada sobre eleições diretas na Ordem por meio de uma pesquisa Ibope realizada entre 29 de fevereiro e 6 de março,  que apontou que  84% dos advogados brasileiros querem votar para presidente nacional da OAB. O resultado deflagrou uma campanha nacional pelas diretas já em todo o país (http://diretasjaoab.com.br/), que chega à Bahia nesta terça-feira (29) e pretende reunir grandes nomes da advocacia da Bahia e também jovens advogados, insatisfeitos com a forma de escolha de seu presidente nacional.
Confirmaram presença no evento os conselheiros federais Luiz Viana Queiroz, Durval Ramos Neto e Silvia Cerqueira, que também preside a Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do Conselho Federal da OAB, além dos conselheiros seccionais da OAB/BA Maurício Dantas Góes e Góes e Fernando Moreira. 
O valor do jantar de adesão é de R$ 76. Lá, os advogados baianos que querem uma OAB renovada e mais democrática irão conhecer e debater as idéias do Movimento Renova OAB -Diretas Já.