Direito

VALENÇA INSTALA 9 CÂMERAS DE SEGURANÇA NO CENTRO DA CIDADE

vide
| 16/08/2011 às 17:19

Com o objetivo de instrumentalizar as Polícias Civil e Militar no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública, foi inaugurado em Valença, a 262 km de Salvador, o sistema de monitoramento por câmeras do município. Ao todo, nove câmeras de vigilância foram instaladas no centro e na orla da cidade.

As imagens são acompanhadas, em tempo real, por policiais militares numa central de monitoramento montada na sede da 33ª Companhia da Polícia Militar. O projeto, que teve participação da 2ª Promotoria de Justiça com atribuições criminais, foi viabilizado pelo grupo coordenado pelo promotor de Justiça Jader Santos Alves e lançado no último dia 5 de agosto.
 

O sistema capta e grava imagens do que ocorre nas ruas da cidade e auxilia a Polícia Militar na prevenção e repressão de delitos. Além de garantir agilidade na atuação policial, o monitoramento vale como prova para apuração de crimes pela Polícia Civil, além do que é esperado também que a presença ostensiva das câmeras ajude a desestimular a prática de novos delitos.

Para a implantação do sistema de vigilância, a 2ª Promotoria de Justiça contou com recursos arrecadados junto à sociedade, através de doações realizadas por entidades representativas, como a Ordem dos Advogados do Brasil / Seção Bahia (OAB-BA), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Prefeitura de Valença, a Maçonaria, o Rotary Club, além de bancos públicos, empresários e veículos da imprensa. "O nosso objetivo agora é ampliar o sistema para atender também aos bairros periféricos da cidade", destaca o promotor de Justiça Jader Alves.