O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, realizou 2.727 atendimentos do dia 01 de maio até hoje (12) - faltando 10 dias para que o órgão complete 20 anos de atuação. As principais demandas dos consumidores que buscaram o Procon-BA neste mês foram sobre serviços essenciais (água, energia elétrica e telefonia), com 949 queixas. Problemas com produtos apontam com 895 atendimentos e serviços financeiros com 603.
Criado a partir da lei 6.074 de 22 de maio de 1991, o Procon-BA vem atuando ao longo destes 20 anos como uma das ferramentas mais importantes na defesa dos direitos dos consumidores baianos. Hoje o órgão conta com oito postos de atendimento gratuito à população, sendo que sete funcionam na capital e um no interior no Estado - no município de Jequié. Segundo a superintendente do Procon, Cristiana Santos, somente neste ano foram registrados 24.828 atendimentos, entre orientações, simples consultas e aberturas de processos administrativos.