Veja onde fica, quanto custa o ingresso e o que vê por lá
Tasso Franco , Bilbao |
02/08/2026 às 16:54
A crucificação
Foto: BJÁ
O Museu dos Passos da Semana Santa de Bilbao foi inaugurado em 2001 fruto de uma iniciativa conjunta entre as Hermandad de Cofradías de Bilbao (Irmandade de Confrarias), que impulsionou o projeto para preservar e expor o patrimônio religioso. Visitei-o na última sexta-feira e o ingresso para idosos é gratuito e aos demais custa apenas 2 euros e o visitante mesmo faz sua peregrinação pelo museu com piso térreo onde estão fotos e indumentárias das confrarias e um primeiro piso os 13 andores que desfilam na semana santa,
O museu foi instalado em um edifício histórico do século XVIII localizado na rua Iturribide, Centro Histórico (Casco Viejo),a 30 metros da estação do metrô com este mesmo nome. Antigamente, no local, funcionava um armazém de vinhos e, posteriormente, como um ponto de aluguel de burros, sendo carinhosamente apelidado pelos locais de "La Burrería", isso nos séculos XIX e XVIII.
No primeiro piso o museu expõe os Treze andores (vide foto, um dos andores a preparação para crucificar JC) que representam a Paixão de Cristo, criados entre os séculos XVIII e XX. Mostras de ourivesaria, bordados valiosos e vestimentas tradicionais das irmandades (cofradías) estão no piso térreo. Creio que o museu necessita de uma desumumificação uma vez que o cheiro de mofo é forte. Isso é o de menos. Recomenda-se usar uma máscara dessas que utlizamos na pandemia da Covid.
Há espaços dedicados a explicar o papel e a história de cada irmandade nas ruas de Bilbao,com datas e fotos. O prédio em estilo neoclássico do século XVIII é construção em pedra e considerado um bem de interesse cultural. Antes de se tornar um espaço religioso e museológico, o local teve vidas muito distintas: Alhóndiga de Iturribide: Originalmente, funcionava como o mercado público e armazém central de vinhos e mantimentos da cidade."La Burrería": Com o tempo, o espaço passou a abrigar um serviço de aluguel de burros. Os animais eram utilizados pelos moradores e comerciantes para transportar mercadorias pelas íngremes ruelas que sobem a partir do Casco Viejo.
O arquiteto provincial Mario Camiña esteve envolvido em intervenções urbanísticas históricas na área. Em 2001, o interior foi totalmente reformulado para criar os mais de 800 metros quadrados de área de exposição atuais, preservando a fachada original e seus arcos característicos.
Os Principais Escultores (Imagineros) O grande diferencial da Semana Santa de Bilbao é a forte presença de escultores locais da escola basca, que trouxeram traços realistas e dramáticos para as imagens de madeira policromada. Os nomes mais célebres com obras expostas são: Quintín de Torre: Um dos maiores expoentes da imaginaria basca. É o autor de passos impressionantes como "El Descendimiento" (A Descida da Cruz) e "La Dolorosa", conhecidos pela profunda carga dramática e realismo anatômico.
Higinio Basterra: Escultor bilbaíno fundamental, responsável pela icônica obra "El Borriquito" (Jesus entrando em Jerusalém sobre o burro), esculpida em 1924, além do passo "El Ecce Homo". Ricardo Iñurria: Artista basco que esculpiu passos de grande magnitude, incluindo o imponente "La Última Cena" (A Última Ceia), que se destaca pela composição e expressividade das figuras dos apóstolos reunidos.
Juan de Guraya e Juan Larrea: Outros importantes mestres locais cujas talhas completam a narrativa cronológica da Paixão de Cristo exibida nos andores.O acervo do museu também harmoniza essas peças bascas com obras trazidas de oficinas de tradição castelhana, andaluza e levantina, criando um panorama rico da escultura sacra espanhola.
*** Veja videos na home e no canal de Sêo Franco YouTube