A suposta atiradora foi encontrada morta teria se matado
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/02/2026 às 10:26
Tumbler Rigde fica aos pés das Montanhas Rochosas
Foto:
Pelo menos dez pessoas morreram , incluindo o suposta atiradora, e dezenas ficaram feridas após dois tiroteios abalarem uma pequena comunidade na Colúmbia Britânica, Canadá, na terça-feira. Agora, as autoridades trabalham para descobrir como duas pessoas encontradas mortas a tiros em uma casa estão relacionadas ao massacre em uma escola na cidade de Tumbler Ridge.
Investigadores afirmam que o tiroteio na escola foi relatado pela primeira vez por volta das 13h20, horário do Pacífico, na Tumbler Ridge Secondary School, no sopé das Montanhas Rochosas canadenses. O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, disse que a polícia chegou à escola em dois minutos após receber a ligação.
“Essa rapidez e profissionalismo salvaram vidas hoje”, disse ele.
A Polícia Montada Real Canadense (RCMP) informou que oito pessoas, incluindo a mulher suspeita de ser a autora dos disparos, foram encontradas mortas na escola quando as autoridades chegaram ao local. Três vítimas foram levadas de helicóptero para um hospital com ferimentos graves, mas a polícia disse que uma delas morreu a caminho do hospital.
Mais de 25 pessoas ficaram feridas no tiroteio, mas a polícia não especificou se todas foram baleadas. Também não foi divulgado quantas das vítimas eram crianças.
A polícia afirma que a suspeita parece ter sido morta por um "ferimento autoinfligido". Eles acreditam ter identificado a atiradora, mas ainda não divulgaram seu nome.
Os investigadores afirmam que o motivo do tiroteio ainda não está claro e continuam trabalhando para determinar qual a possível ligação entre as vítimas e o atirador.
Os investigadores também estão analisando um segundo local , onde duas pessoas foram encontradas mortas em uma casa próxima.
“Temos duas cenas: a da escola e a de outras duas pessoas encontradas mortas em uma residência em Tumbler Ridge. Estamos tentando determinar a ligação entre esses dois eventos e o ocorrido”, disse o superintendente da RCMP, Ken Floyd, na terça-feira. “Acreditamos que estejam relacionados, mas não podemos afirmar isso com certeza neste momento, nem qual seja essa ligação.”
PRIMEIRO MINISTRO
O primeiro-ministro Mark Carney suspendeu seus planos de viagem para Halifax e Munique, na Alemanha, após o massacre em uma escola na Colúmbia Britânica.
Em um comunicado, Carney afirmou estar devastado pelo terrível tiroteio em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica, e que se une aos canadenses em luto por aqueles cujas vidas foram irreversivelmente transformadas hoje.
A Polícia Montada Real Canadense (RCMP) informou que oito pessoas, incluindo a suspeita, morreram após o tiroteio em uma escola na cidade do nordeste da Colúmbia Britânica.
Mais dois corpos foram encontrados em uma casa que se acredita estar ligada ao incidente.
Carney tinha uma viagem marcada para Halifax na quarta-feira ao meio-dia para anunciar a tão aguardada estratégia para a indústria de defesa, antes de seguir para Munique, onde passaria o resto da semana na Conferência de Segurança de Munique.
Seu gabinete informou que ele está adiando o anúncio e suspendendo sua viagem ao exterior “por enquanto”.
Carney disse que entrou em contato com o primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, e conversou com o ministro da Segurança Pública, Gary Anandasangaree, que está coordenando a resposta federal.
“Nossa capacidade de nos unirmos em momentos de crise é o que há de melhor em nosso país — nossa empatia, nossa união e nossa compaixão uns pelos outros”, disse Carney.
“Nossos representantes estão em contato direto com seus homólogos para garantir que a comunidade receba todo o apoio possível. O Governo do Canadá está ao lado de todos os cidadãos da Colúmbia Britânica neste momento de terrível tragédia.”