Cultura

YEMANJÁ: A MAGIA DE CONGREGAR TODAS AS TRIBOS NO PERFUME DAS ROSAS -TF

Festa única no calendário popular da cidade que homenageia apenas uma orixá, sem associação com a igreja católica
Tasso Franco , da redação em Salvador | 01/02/2026 às 19:28
A expressão da alegria na entrega de flores a orixá na Casa do Peso
Foto: BJÁ
   A festa para Yemanjá é a única do calendário de Salvador que homenageia uma orixá sem associa-la a religião católica. As outras, como as de Santa Bárbara também se associa a Iansã; e a do Senhor do Bonfim a Oxalá; Santa Luzia a Ewá; Nossa Senhora da Conceição a Oxum, mas, a de Yemanjá é exclusiva do povo-de-santo. Hoje, não mais. Há milhares de pessoas (inclusive turistas) que não são vinculadas ao culto do candomblé, porém, cultuam, adoram, louvam e o que mais for a Yemanjá.

  Yemanjá tem um poder, um carisma, impressionante e é cultuada por brancos, negros, pardos, mestiços, ricos, pobres, remediados, folclóricos, enfim, tem uma legião de fãs e ou fiéis de todas matizes. E, a alegria (como se pode ver nesta foto de hoje, na Casa do Peso) de uma pessoa ao entregar uma oferenda à orixá é indescritível.

 Há quem chore, há quem ri, há quem se posiciona na forma de contrição, de dor, de gratidão. Há, inclusive aqueles e aquelas que além de se expressarem oralmente com a orixá deixam bilhetes, fazem pedidos os mais variados possíveis, em boa parte, para a conquista de um amor.

  A orixá expressa a beleza, o sublime, o perfume, a doçura, as flores, as cores, a alegria, e tem esse viés de representar esse sentimento, esse pertencimento, e os (as) fiéis confiam neles e tendem a acreditar que a graça será alcançada e muitos vão pagar o que já alcançou e segurar na mão da Orixá, que a deusa do mar, a rainha do mar, a protetora dos pescadores mais humildes que usam embarcações de média qualidade e se arriscam em alto mar pescando e se mal não acontece a eles, creditam a Yemanjá, e a sabedoria de conhecer e respeitar o mar, os ventos, os raios, os trovões, as tempestades, as marés altas e violentes, e cabe a orixá com sua diretriz ensinar o caminho seguro de volta para casa.

  A orixá, sabemos todos, é vaidosa, cheirosa, perfumada e a maioria de fiéis é constituída por mulheres, embora muitos homens também à cultuem, em especial, os pescadores.