Foram restauradas mais de 100 portas, janelas, esquadrias, gradis e vitrais do Palacete Góes Calmon, sede da instituição
Da Redação , Salvador |
30/01/2026 às 20:29
Maragreth com os cegos na ALB
Foto: Zeza Maria
A ministra da Cultura Margareth Menezes visitou a Academia de Letras da Bahia (ALB) para a entrega simbólica da obra de conservação e restauro do Palacete Góes Calmon, sede da instituição. No total, foram restauradas mais de 100 portas, janelas e esquadrias do imóvel, além de gradis e vitrais. O encontro foi realizado nesta quinta, 29, e contou com as presenças de Maria Marighella, presidenta da Funarte, Henilton Menezes, secretário de Fomento do Ministério da Cultura (MinC), Sandro Magalhães, diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC), do presidente da ALB, Aleilton Fonseca, e de outros acadêmicos. Um grupo de pacientes do Instituto de Cegos da Bahia também participou de uma visita mediada ao Palacete como parte do projeto de conservação e restauro.
“É uma alegria estar na Academia de Letras da Bahia. São vários atores dando as mãos e trabalhando juntos em prol da continuidade da preservação dessa casa, que é um tesouro para nós”, destacou a ministra.
“O projeto de restauração do Palacete Góes Calmon requalifica esse ambiente para continuar as suas atividades. É um lugar histórico, um equipamento cultural importante para a Bahia e para o Brasil, uma Academia que tem uma trajetória de serviços prestados à sociedade”, comentou o presidente da ALB, Aleilton Fonseca.