Cultura

MESTRE CURIÓ CELEBRA 89 ANOS EM EVENTO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA, 23

Evento internacional reúne capoeiristas e pesquisadores no Centro Histórico até sábado (24), marcando também os 89 anos do Mestre e sua oficialização como Cidadão Baiano._
GL , da redação em Salvador | 22/01/2026 às 17:26
Mestre Curió, sucessor de Pastinha
Foto:
   Acontece no Centro Histórico de Salvador esta semana o 35° Encontro Internacional de Capoeira Angola, promovido pela Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió (ECAIG), até sábado (24) nas unidades do Pelourinho e do Forte de Santo Antônio Além do Carmo. O evento reúne mestres, discípulos e pesquisadores para celebrar a resistência e a expansão desta arte que é patrimônio imaterial do Brasil.

Para além da técnica, o encontro deste ano carrega um simbolismo histórico. No dia 23 de janeiro, a comunidade celebra os 89 anos de Mestre Curió. Herdeiro direto da linhagem de Mestre Pastinha, Curió é reconhecido pela elegância de seu jogo e pela preservação da filosofia da Capoeira Angola como ferramenta de inclusão social.

Mestre Curió Cidadão Baiano

Um dos pontos altos desta edição é a celebração do título de Cidadão Baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 10 de dezembro de 2025. A honraria, proposta pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), foi o desfecho de uma histórica articulação política liderada pelo próprio Mestre em conjunto com o coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), a comunidade da Capoeira e a Salvaguarda.

A mobilização foi fundamental para que o Legislativo reconhecesse o legado de Jaime Martins dos Santos, paraibano de nascimento que dedicou mais de oito décadas à Bahia e à salvaguarda da Capoeira Angola. Esta conquista reafirma a força da capoeiragem organizada como protagonista na defesa de seus mestres e da identidade ancestral do estado.

Da Paraíba para a Bahia

Nascido em Patos (PB), Mestre Curió traz a capoeira no DNA, sendo filho e neto de capoeiristas (José Martins, o "Malvadeza", e Pedro Virício, o "Curió Grande"). Iniciado na arte aos seis anos, consolidou seu caminho em Salvador sob a tutela do lendário Mestre Pastinha.

Ao longo de sua trajetória, Curió rompeu fronteiras geográficas, levando a mandinga e a filosofia da Capoeira Angola para países como Japão, Iraque, Estados Unidos, Alemanha, México e Argentina. Hoje, sua escola (ECAIG) permanece como um dos principais pilares de formação cultural no Pelourinho e no Forte da Capoeira, conectando nações através do berimbau.

*SERVIÇO*
O quê: 35° Encontro Internacional de Capoeira Angola (ECAIG).
Quando: De 21 a 24 de janeiro.
Onde: Centro Histórico de Salvador (Pelourinho e Forte da Capoeira).
Investimento oficinas 22/04 + camisa: R$ 250,00
Dias 23 e 24/01: Gratuito - verificar programação
Informações e Inscrições: Instagram @mestrecurioangola
Contatos: (71) 3323-0081 | (71) 99997-5298 / (71) 99374-8304
E-mail: mestrecuri@yahoo.com.br