Cultura

ANTIGO LICEU DE ARTES E OFICIOS DEVE SER NOVA SEDE DA CAIXA CULTURAL

Caixa anuncia investimentos de R$72 milhões na recuperação
Da Redação , Salvador | 16/01/2026 às 14:56
Palacete Saldanha
Foto: DIV
  O Palacete Sandanha (antigo Liceu de Artes e Oficios) que chegou a ir a leilão, em 2022, terá um novo destino e sediará a CAIXA Cultural na capital baiana. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (16), durante assinatura do contrato de cessão do Palacete Saldanha à Caixa Econômica Federal pelo Governo da Bahia. A cerimônia aconteceu na estrutura, localizada no Pelourinho, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

 O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de representantes do banco público também participaram do evento. Com arquitetura que remete ao barroco de influência hispano-americana, o edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), terá investimento estimado em R$ 72,2 milhões, para recuperação das estruturas e restauração de peças, mantendo características originais do casarão. 

 Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, o projeto prevê a instalação de duas galerias, sala de cinema, teatro e uma agência conceito da Caixa no espaço, que tem sete mil metros quadrados.

“Essa será uma das maiores Caixas Culturais do Brasil e, de forma concreta, todo investimento nesse espaço terá um retorno proporcional em geração de emprego, em um conjunto de possibilidades que o setor da cultura movimenta e terá, com a abertura desse equipamento. A gente fica muito feliz com essa parceria”, comentou Vieira.

Ministra da Cultura, Margareth Menezes falou da escolha do casarão para sediar a CAIXA Cultural. “Esse ato marca o início de uma nova história para o Liceu de Artes e Ofícios, que se torna mais um importante equipamento cultural para a cidade de Salvador, para o estado da Bahia e para o Brasil. Um prédio imponente, que respira séculos de arte e resistência, não poderia permanecer de portas fechadas, precisa pulsar, com a vida e a criatividade do nosso povo”.