Cultura

NETA DE JORGE AMADO MEDIA CLUBE DO LIVRO COM PATROCÍNIO CAIXA, EM SP

Clube de leitura AMADO, conduzido por Maria João Amado, integra a programação da exposição “Amados – Zélia & Jorge”, em cartaz gratuitamente na CAIXA Cultural São Paulo entre 25 de novembro e 22 de fevereiro

BM , Salvador | 09/01/2026 às 10:48
Zélia e Jorge Amado
Foto: Paulo Borges

Em janeiro e fevereiro de 2026, o público poderá participar do AMADO Clube, um clube de leitura online que propõe uma imersão afetiva e literária nas obras de Jorge Amado e Zélia Gattai. Os encontros serão mediados por Maria João Amado, neta dos escritores e coordenadora de comunicação da Casa do Rio Vermelho, e fazem parte da programação complementar da exposição “Amados – Zélia & Jorge”, em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo.

A iniciativa contempla a leitura e o debate dos livros Toda Saudade do Mundo (15/01) e Navegação de Cabotagem (05/02), ampliando o diálogo entre o público e o universo literário do casal que marcou profundamente a cultura brasileira.

A exposição “Amados – Zélia & Jorge” ocupa, pela primeira vez, a CAIXA Cultural São Paulo, com uma homenagem sensorial e afetiva ao casal. Com curadoria de Paloma Jorge Amado, direção geral de Elaine Hazin (Via Press Comunicação), projeto expográfico de Rose Lima e cenografia de Renata Mota, a mostra fica aberta à visitação de 25 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026, com entrada franca.

A mostra convida o visitante a percorrer os 56 anos de vida e amor compartilhados entre Zélia e Jorge, em uma jornada que mistura literatura, memória e emoção. O público tem acesso a um rico acervo de fotografias, cartas, vídeos, ilustrações e depoimentos, que revelam desde o primeiro encontro do casal, em 1945, até os últimos anos vividos na Bahia, ao lado de amigos ilustres como Dorival Caymmi, Mãe Menininha, Glauber Rocha, Vinicius de Moraes, Carybé, entre outros.

O espaço é ocupado por instalações interativas e poéticas, como o cofre-coração, a chuva de flores inspirada no pedido de casamento testemunhado por Pablo Neruda, e os tubos sussurrantes, que ecoam frases de amor dos romances de Jorge Amado. A experiência é, ao mesmo tempo, íntima e coletiva, um mergulho na sensibilidade de dois artistas que transformaram afeto em obra e compromisso social em literatura.

“Para nós, é uma alegria trazer essa exposição para São Paulo, uma cidade tão importante para a cultura do país. Queremos que o visitante se sinta passeando pela casa, história e memória desse casal que passou mais de 50 anos de mãos dadas, embarcados nessa navegação, linda e profunda, por mares agitados e marés mansas. Foi para contar mais dessa história que organizamos a exposição”, resume a curadora Paloma Jorge Amado.

Exposição Amados – Zélia & Jorge
Local: CAIXA Cultural São Paulo

Abertura: 25 de novembro de 2025 (terça-feira), às 15h

Visitação: de 25 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026

Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h

Entrada: franca

Classificação indicativa: livre

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal