s inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @capoeiraemmovimentobahia e, em breve, no site oficial do coletivo.
                            
                              
                                DINIZ                                , Salvador                                |
                                03/11/2025 às 14:32
                                
                             
              
                            
                              
                                Capoeira
                                Foto: Alex Sander
                             
                  
                            
De 13 a 16 de novembro, Salvador recebe a terceira edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência, que ocupará o Complexo da Biblioteca Pública da Bahia, nos Barris. Realizado pelo coletivo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), o evento terá entrada gratuita e reunirá mestres, pesquisadores, artistas e comunidades de diferentes regiões do país.
Com o tema “O futuro é ancestral”, o festival destaca a Capoeira como expressão cultural, prática educativa e herança afro-brasileira. A edição deste ano ocorre em meio à consolidação da Lei Moa do Katendê, que inclui a Capoeira no currículo das escolas públicas da Bahia.
“A Capoeira é um saber ancestral que nos ensina a lidar com o presente e construir o futuro a partir de um legado deixado pelos nossos antepassados”, afirma Jurandir Santana (Jacaré DiAlabama), coordenador do CMB e idealizador do festival. “Com o tema ‘O futuro é ancestral’, queremos conectar as antenas com as raízes, aprofundando conhecimentos do passado, comemorando conquistas do presente e enfrentando os desafios futuros”, completa.
Programação
A programação inclui o Encontro de Pesquisadores e Pesquisadoras de Capoeira (14 e 16 de novembro), com debates sobre memória, ancestralidade e epistemologias da Capoeira. Terá ainda o Encontro do Protagonismo Feminino na Capoeira reunirá mulheres que atuam em diferentes territórios, com foco em equidade e visibilidade na prática.
O Desfile-manifesto “O futuro é ancestral” levará à passarela expressões da estética afro-brasileira e da identidade capoeirista. Também estão previstas a Homenagem aos Mestres Griôs com mais de 80 anos, o Concurso de Cantigas Autorais, o Torneio Ubuntu Infantojuvenil e a Berimbalada em Defesa da Capoeira nas Escolas Municipais, comandada por Mestre Tonho Matéria.
Durante os quatro dias, haverá ainda oficinas, vivências, feira cultural, rodas de conversa, mostra de filmes, exposição fotográfica e apresentações musicais. O encerramento será com a Roda do Século, conduzida pelos mestres griôs.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @capoeiraemmovimentobahia e, em breve, no site oficial do coletivo.